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dc.creatorFernandes, Gabriel Marques-
dc.date.accessioned2022-03-18T17:31:27Z-
dc.date.available2022-03-18T17:31:27Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationFERNANDES, Gabriel Marques. Classe Média Brasileira: Afetos do Conservadorismo - um estudo a partir de "Tudo Bem" (Arnaldo Jabor, 1978). 2022. 195 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.128pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34310-
dc.description.abstractThis dissertation has as a premise to investigate, historically, the Brazilian middle class from the study of the fictional resources of Tudo Bem (Arnaldo Jabor, 1978). The film, dialoguing with the effects of the decomposition of the Economic “Miracle” in the Ernesto Geisel Government, during the political opening, after the World Oil Crisis (1973-1979), builds a psychosocial narrative, presenting the situation of the Juarez, patriarch of the Cheap Family, who, stunned by his financial problems, happens to be haunted by the Ghosts of an Integralist, an Industrialist and a Poet, making him authorize the start of the renovation in his dining room, engaged by his wife, Elvira, wearing out the relationship between the workers in the microcosm of his apartment, leading that middle class to leave their nationalism, support for the Civil-Military Dictatorship, aside and reconcile with the multinational, Bill Thompson, possible future fiancé of Vera Lucia and boss of Zé Roberto, children of the couple. The question is: what is the form and cause of the behavior of the middle class in this theme/object? To solve the objective and problem of this research, of Reception was used as a theoretical-methodological tool in an interconnection between History, Cinema and Social Psychology. It was concluded that part of the middle class has a conservative behavior gestated by the affections of Anguish, Guilt and Fear from a psychic apparatus affected by the neurotic character regularized by a project of Catholic, Capitalist and Colonial country.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTudo Bem (Arnaldo Jabor, 1978)pt_BR
dc.subjectClasse Média Brasileirapt_BR
dc.subjectPsicologia Socialpt_BR
dc.subjectEstética da Recepçãopt_BR
dc.subjectHistória-Cinemapt_BR
dc.subjectBrazilian Middle Classpt_BR
dc.subjectSocial Psychologypt_BR
dc.subjectAesthetics of Receptionpt_BR
dc.subjectHistory-Cinemapt_BR
dc.titleClasse Média Brasileira: Afetos do Conservadorismo - um estudo a partir de "Tudo Bem" (Arnaldo Jabor, 1978)pt_BR
dc.title.alternativeBrazilian Middle Class: Affections of Conservatism - a study based on "Tudo Bem" (Arnaldo Jabor, 1978)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, André Luis Bertelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645753480811309pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104442271375070pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como premissa investigar, historicamente, a classe média brasileira a partir do estudo dos recursos ficcionais de Tudo Bem (Arnaldo Jabor, 1978). O filme, dialogando com os efeitos da decomposição do “Milagre” Econômico no Governo Ernesto Geisel, durante a abertura política, após a Crise Petrolífera Mundial (1973-1979), constrói uma narrativa psicossocial, apresentando a situação de Juarez, patriarca da Família Barata, que, atordoado por seus problemas financeiros, passa a ser assombrado pelos Fantasmas de um Integralista, de um Industrial e de um Poeta, fazendo-o autorizar o início da reforma em sua sala de jantar, engajada por sua esposa, Elvira, desgastando a relação entre os trabalhadores no microcosmo de seu apartamento, levando essa classe média a deixar seu nacionalismo, o apoio à Ditadura Civil-Militar, de lado e conciliar-se com o multinacional, Bill Thompson, possível futuro noivo de Vera Lúcia e chefe de Zé Roberto, filhos do casal. Questiona-se: qual é a forma e a causa do comportamento da classe média nesse tema/objeto? Para sanar o objetivo e problema desta pesquisa, usou-se como ferramenta teórico-metodológica a Estética da Recepção em uma interconexão entre História, Cinema e Psicologia Social. Concluiu-se que parcela da classe média possui um comportamento conservador gestado pelos afetos da Angústia, Culpa e Medo advindos de um aparelho psíquico acometido pelo caráter neurótico regularizado por um projeto de país Católico, Capitalista e Colonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration195pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.128pt_BR
dc.orcid.putcode110102300-
dc.crossref.doibatchid9360cd3e-3f28-4d43-912a-e4d811a43eaf-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoCinema - Aspectos psicológicos - Brasilpt_BR
dc.subject.autorizadoJabor, Arnaldo - Tudo bem - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoClasse média - Brasil - Históriapt_BR
dc.description.embargo2025-11-23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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