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dc.creatorReis, Miguel Lucio dos-
dc.date.accessioned2022-03-15T17:58:11Z-
dc.date.available2022-03-15T17:58:11Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationREIS, Miguel Lucio dos. Louvor ao embranquecimento? Uma análise da pintura A Redenção de Cam (1895) por suas historicidades. 2022. 207 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.31.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34271-
dc.description.abstractThe general objective of this dissertation is the analysis of the work The Redemption of Cham, painting presented in 1895 by the Galician artist and teacher naturalized Brazilian, Modesto Brocos (1852-1936). From some reading keys, such as sacredness, feminine, science and social race, the picture was problematized in order to understand it by its potentialities and through its historical aspects. How and which routes were used in the composition of the tropicalized and progressively whiter family in 1895? Split into three chapters, which somehow gather our interpretation matrices, the research specifically discusses: the figure and the relation of Modesto Brocos in the production of the canvas, the links that the image establishes between christianity and scientific theories at the end of the 19th Century and, finally, the pictorial network of which painting is part, in order to establish dialogues and ways of translating something from the visual field. Each chapter is also a space to highlight and emphasize the picture, known for debates surrounding the racial whitening of the Brazilian population, but similarly relevant in the study and approach to visualities. Among so many historicities, a nonlinear perspective of historical times is adopted, conduncing to explore the narratives that even go beyond the frames of the screen itself. Anchored in imagery culture, the dissertation is supported by theorists such as Aby Warburg, Jorge Coli, Michael Baxandall and Georges DidiHuberman.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA Redenção de Campt_BR
dc.subjectModesto Brocospt_BR
dc.subjectembranquecimento racialpt_BR
dc.subjectpinturapt_BR
dc.subjectThe Redemption of Champt_BR
dc.subjectracial whiteningpt_BR
dc.subjectpaintingpt_BR
dc.titleLouvor ao embranquecimento? Uma análise da pintura A Redenção de Cam (1895) por suas historicidadespt_BR
dc.title.alternativePraise for whitening? An analysis of the painting The Redemption of Cham (1895) for its historicitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550623178520228pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981pt_BR
dc.contributor.referee2Capel, Heloisa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496487133277289pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo geral a análise da obra A Redenção de Cam, pintura apresentada em 1895 pelo artista e professor galego naturalizado brasileiro, Modesto Brocos (1852-1936). A partir de algumas chaves de leitura, como sacralidade, feminino, ciência e raça social, problematizamos o quadro na tentativa de compreendê-lo por suas potencialidades e por meio de seus aspectos históricos. Como e quais os percursos utilizados na composição da família tropicalizada e progressivamente mais branca em 1895? Dividida em três capítulos, os quais, de alguma forma, acompanham nossas matrizes de interpretação, a pesquisa discute, especificamente: a figura e a relação de Modesto Brocos na produção da tela, as pontes que a imagem estabelece entre o cristianismo e as teorias científicas no final do século XIX e, por fim, a rede pictórica da qual a pintura faz parte, afim de estabelecer diálogos e formas de traduzir algo do campo visual. Cada capítulo é igualmente um espaço para evidenciar o quadro, famoso pelos debates acerca do embranquecimento racial da população brasileira, mas semelhantemente relevante no estudo e na abordagem das visualidades. Entre tantas historicidades, adota-se uma perspectiva não linear dos tempos históricos, afim de explorar as narrativas que extrapolam, inclusive, as molduras da própria tela. Ancorada na cultura imagética, a dissertação está apoiada em teóricos como Aby Warburg, Jorge Coli, Michael Baxandall e Georges Didi-Huberman.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration207pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.31pt_BR
dc.orcid.putcode109920790-
dc.crossref.doibatchid9360cd3e-3f28-4d43-912a-e4d811a43eaf-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoBrocos, Modesto, 1852-1936. A redenção de Cam - Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPintura - Técnicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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