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dc.creatorSantos, Meire de Deus Vieira-
dc.date.accessioned2022-02-25T22:41:30Z-
dc.date.available2022-02-25T22:41:30Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationSantos, Meire de Deus Vieira. Acolhimento: percepção de profissionais e usuários de uma unidade de Atenção Primária à Saúde. 2021. 61 f. Dissertação (Mestrado em Medicina de Família e Comunidade) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI : http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.647.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34175-
dc.description.abstractABSTRACT Introduction: A user embracement made with qualified listening and establishment of bonds is necessary to ensure access and resolution of demands in public health. Evaluating a service is important to plan and promote change. Objective: To evaluate the perception of users and professionals about the embracement in a primary health care service. Methods: 184 users and 27 professionals from an ESF team were interviewed, performing a cross-sectional study, with primary data collection and quali-quantitative approach, which were tabulated and discussed. Results: Of the users, 79% were female. 79.3% of respondents declared themselves literate, 38% were retired or pensioners and with low income (up to three minimum wages). 73% have a positive perception of their health and feel more satisfied with access to health services, as well as 70% of respondents who do not have health insurance. Both sexes were satisfied with the way the reception is carried out in the unit. 93% of professionals rated themselves in good health, but only 22% rated the service as good or excellent. The concept of 'User Embracement' is not fully understood by the team. Users rate staff services better than health professionals. Conclusions: Continuing education must be reactivated so that the concept of welcoming is understood and the service better meets the user's demand, in a humanized way. However, a proposal for the humanization of care aimed at a better relationship between the team and the user needs to be linked to changes in the management and organization of health services, as well as in the physical structure, articulating technological advances, light technologies and reception, better working conditions and communication processes. Reactivating permanent education, promoting popular education in health and valuing professionals and users of the health system are pillars that will enable qualified listening and full satisfaction of the actors involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectAvaliação sobre serviços de saúdept_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.subjectUser Embracementpt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHealth Services Researchpt_BR
dc.subjectConsumer Behaviorpt_BR
dc.subjectProfessionalspt_BR
dc.subjectCiências médicaspt_BR
dc.titleAcolhimento: percepção de profissionais e usuários de uma unidade de Atenção Primária à Saúdept_BR
dc.title.alternativeUser Embracement: perception of professionals and users of a Primary Health Care unitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Luciana Saraiva da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289479620415641pt_BR
dc.contributor.advisor1Hattori, Wallisen Tadashi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220912064138283pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792022710649813pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Deivisson Vianna Dantas dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2082293854099988pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2524469481508303pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Introdução: Um acolhimento com escuta qualificada e estabelecimento de vínculos é necessário para garantir acesso e resolução de demandas em saúde pública. Avaliar um serviço é importante para planejar e promover mudança. Objetivo: Avaliar a percepção dos usuários e profissionais sobre acolhimento em um serviço de atenção primária à saúde. Métodos: Foram entrevistados 184 usuários e 27 profissionais de uma equipe de ESF, realizando estudo transversal, com coleta de dados primários e abordagem quali-quantitativa, os quais foram tabulados e discutidos. Resultados: Dos usuários, 79% eram do sexo feminino. 79,3% dos entrevistados se declararam alfabetizados, 38% eram aposentados ou pensionistas e com baixa renda (até três salários mínimos). 73% têm percepção positiva de sua saúde e se percebem mais satisfeitos com o acesso aos serviços de saúde, assim como os 70% dos entrevistados que não possuem convênios de saúde assim o percebem. Ambos os sexos se mostraram satisfeitos com a forma como o acolhimento é realizado na unidade. 93% dos profissionais se autoavaliaram com boa saúde, mas apenas 22% avaliaram o serviço como bom ou ótimo. O conceito sobre ‘acolhimento’ não é totalmente apreendido pela equipe. Usuários avaliam os serviços da equipe melhor que os profissionais de saúde. Conclusões: A educação permanente deve ser reativada a fim de que o conceito de acolhimento seja compreendido e o serviço atenda melhor a demanda do usuário, de forma humanizada. No entanto, uma proposta de humanização da assistência visando um melhor relacionamento entre equipe e usuário precisa estar vinculado a mudanças na gestão e organização dos serviços de saúde, assim como na estrutura física, articulando avanços tecnológicos, tecnologias leves e acolhimento, melhores condições de trabalho e de processos de comunicação. Reativar a educação permanente, promover a educação popular em saúde e valorizar o profissional e o usuário do sistema de saúde são pilares que possibilitarão a escuta qualificada e satisfação plena dos atores envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.647pt_BR
dc.orcid.putcode108875014-
dc.crossref.doibatchidbb67ed52-05a6-45ab-911f-8ce0f2a90b67-
dc.subject.autorizadoCiências médicaspt_BR
dc.subject.autorizadoCuidados primários de saúdept_BR
dc.subject.autorizadoAcolhimento nos serviços de saúdept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde da Família

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