Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34073
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorparanhos, stephanie piva-
dc.date.accessioned2022-02-09T14:22:17Z-
dc.date.available2022-02-09T14:22:17Z-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.citationPARANHOS, Stephanie Piva. Instalação performática imersiva: estar experimentos I e II. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34073-
dc.description.abstractThis study aims to promote a line of analysis and reflection for understanding the presence and the public's relationship with the performative act in the sense that it involved not just as an observer but as a participant of the work, by performing two “performative-immersive experiences” in the cities of Ribeirão Preto and Uberlândia, Minas Gerais, respectively. The main theoretical and artistic influences of the study are: Nathalie Goldberg (2008), which proposes daily exercise spanning the experience and the experience of “being”, based on automatic writing, which has become a very important process for development research; Marina Abramovic (2012), which, by proposing exercises that explore the physical and mental limits of the performer and the public, contributing to the creation of the procedures of experience and preparation before the performance, which involves a way of life that seeks to find itself, being the language of performance art and the channel for exchanges and demonstrations of their questions, spells, feelings and ideas; Lygia Clark (1984), which, by encompassing throughout his career proposals and theories on the relationship artist and audience, influenced the creation of an experience that dilute the separation between the applicant and spectator; Punchdrunk and Rimini Protokoll, which, with the proposed immersive and audiotour theater, are contemporary references that contribute to the reflection on the participant within the current scene. Therefore, the research focuses on the world of physical experience to create immersive performance installations, in order to observe the participant's presence relationships, synesthetic perception and intimate relationship between energy flow proponent and participant, the latter being placed in atypical situations related to time, space and sensitive perceptionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectInstalaçãopt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectParticipantept_BR
dc.subjectParticipantpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectInstallationpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleinstalação performática imersiva: estar experimentos I e IIpt_BR
dc.title.alternativeinstalación performativa inmersivo: estar experimentos I y IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee1Vine, Tereza Margarida Morini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4802049549216020pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210286383670463pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo promover uma linha de análise e reflexão para a compreensão da presença e a relação do público com o ato performativo, no sentido de aquele envolver-se não apenas como observador, mas como participante da obra, através da realização de duas “vivências performativas-imersivas” nas cidades de Ribeirão Preto-SP e Uberlândia-MG, respectivamente. As principais influências teóricas e artísticas do estudo são: Nathalie Goldberg (2008), que propõe exercícios diários que abarcam a experiência e a vivência do “estar”, tendo como base a escrita automática, a qual se tornou um processo muito importante para o desenvolvimento da pesquisa; Marina Abramovic (2012), que, ao propor exercícios que exploram os limites físicos e mentais do performer e do público, colaborou para a criação dos procedimentos da vivência e da preparação antes da performance, a qual envolve um modo de vida que busca encontrar a si mesma, sendo a linguagem da performance e da arte o canal para trocas e manifestações de seus questionamentos, encantamentos, sentimentos e ideias; Lygia Clark (1984), que, ao abarcar ao longo de sua carreira propostas e teorias sobre a relação artista e público, influenciou a criação de uma vivência que diluísse a separação entre proponente e fruidor; os grupos Punchdrunk e Rimini Protokoll, os quais, com a proposta de teatro imersivo e audiotour, são referências contemporâneas para a reflexão a respeito do participante dentro da cena atual. Portanto, a pesquisa debruça-se sobre o universo da vivência física para a criação de instalações performáticas imersivas, com o intuito de observar as relações de presença do participante, autopercepção sinestésica e relação intimista de fluxo energético entre proponente e participante, sendo este último colocado em situações atípicas relacionadas com o tempo, espaço e percepção sensível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5005pt_BR
dc.orcid.putcode107956317-
dc.crossref.doibatchidf9832483-7c61-4c7e-8aa0-56c788467dd2-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InstalaçãoPerformáticaImersiva.pdf3.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons