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dc.creatorZahr, Milena-
dc.date.accessioned2022-01-19T13:58:23Z-
dc.date.available2022-01-19T13:58:23Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationZAHR, Milena. "Por aqui é o cinema do terceiro mundo, é um cinema perigoso, divino e maravilhoso": Cinema brasileiro, Estado e Indústria na década de 2010. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33969-
dc.description.abstractThe Brazilian cinema remains conditioned by two structuring factors: State public policies (or the lack thereof) and the imperialism of the US cultural industry. Therefore, considering the topicality of the theme, the main purpose of this monography is to analyze the relation between the Brazilian cinema and the State in the 2010s, starting from the state action carried out through cinema public policies and the brazilian National Cinema Agency, Ancine. The research will ponder about the role of a state agency in the cultural, economic, and political disputes that the cultural industry incites, in addition to investigate its activeness between the governmental alternations of the 2010s decade, which encompass the PT’s cultural policy of the mandates of President Dilma Rousseff (2011-2016), the fracture of Michel Temer's term (2016-2018), and the first year of Jair Bolsonaro's term (2019), ending the decade in this year due to the rupture that coronavirus pandemic represented for national and international cinema and the new issues brought by it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectAncinept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.title"Por aqui é o cinema do terceiro mundo, é um cinema perigoso, divino e maravilhoso": Cinema brasileiro, Estado e Indústria na década de 2010pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Carolina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9604052154568007pt_BR
dc.contributor.referee2Gorito, Lorena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478193743958184pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO cinema brasileiro ainda é condicionado por dois fatores estruturantes: as políticas públicas de Estado (ou a falta destas) e pelo imperialismo da indústria cultural estadunidense, e pensando a atualidade da temática o principal objetivo desta monografia é analisar a relação entre cinema e Estado brasileiros na década de 2010, partindo da ação estatal realizada através das políticas públicas de cinema e da Agência Nacional do Cinema, Ancine. A pesquisa irá refletir sobre o papel de uma agência estatal nas disputas culturais, econômicas e políticas que a indústria cultural desperta e investigar sua atividade entre as alternâncias governamentais da década de 2010, que abarca a política cultural petista dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff (2011- 2016), a ruptura do mandato de Michel Temer (2016-2018), e o primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro (2019), encerrando a década neste ano devido a ruptura que a pandemia de coronavírus representou para o cinema nacional e internacional e as novas questões que trouxe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode106654525-
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