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dc.creatorAlves, Fabiana de Souza-
dc.date.accessioned2022-01-13T14:06:53Z-
dc.date.available2022-01-13T14:06:53Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.citationALVES, Fabiana de Souza. Estilos de Aprendizagem e Jogos no Ensino da Matemática. 2021. 46 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.698.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33937-
dc.description.abstractThis work presents as central theme Learning Styles and games aimed at teaching Mathema- tics. Our goal is to understand how students learn, how they act in certain situations, making connections between information, making sense of it, and transforming it into knowledge. Honey and Mumford propose four learning styles: active, reflective, theoretical, and prag- matic, which are characterized and improved during the research. A questionnaire, the “Cuesti- onario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje (CHAEA)” is also presented so that participants can at the end find out what their predominant learning style is. Allied to these studies, we consider the “Missão Matemágica”, a digital game directed to 5th, 6th and 7th grade students of Elementary II, structured according to theoretical foundations of Learning Styles, digital game design and Mathematics. This game was applied to 7th grade classes in a hybrid teaching model, since this work was developed during the Covid-19 pandemic. We also listed several ways to improve personal learning styles and some aspects that block learning. Among the improvements, we cited some specific games/activities aimed at each style, in physical format and also online, taking advantage of the moment of remote activities we were experiencing during the pandemic. Some games/activities were applied in the classroom and descriptive reports of how students act playing the games, strategies taken to face challenges, and their characteristics were recorded. A website was developed for this work, which features an online version of the CHAEA, an online version of the Missão Matemágica’s questionnaire to determine learning style of children, and an online memory game based on geometric concepts. The questionnaires and the memory game were written in HTML, CSS and JavaScript.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEstilos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Stylespt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleEstilos de Aprendizagem e Jogos no Ensino da Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeLearning styles and games in mathematics teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Taciana Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062492285546913pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Francielle Rodrigues de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1571863902565691pt_BR
dc.contributor.referee2Dalbelo, Thaís Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872438977518818pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957818720781451pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como tema central os Estilos de Aprendizagem e jogos voltados ao ensino da Matemática. Procuramos entender como o aluno aprende, como ele age em determi- nadas situações, fazendo conexões entre as informações, dando significado e transformando-as em conhecimento. Honey e Mumford fazem uma proposta de quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático; que são caracterizados e aprimorados durante a pesquisa. Também é apre- sentado um questionário, o “Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje (CHAEA)”, para que os participantes possam ao final descobrir qual seu estilo de aprendizagem predomi- nante. Aliado a estes estudos, consideramos o “Missão Matemágica”, um jogo digital direcionado aos estudantes dos 5◦, 6◦ e 7◦ anos do Ensino Fundamental II, estruturado segundo fundamentos teóricos dos Estilos de Aprendizagem, design de jogos digitais e Matemática. Este jogo foi aplicado em turmas do 7◦ ano do Ensino Fundamental II com um modelo de ensino híbrido, uma vez que este trabalho foi desenvolvido durante a pandemia da Covid-19. Foram relacionadas também diversas maneiras de aperfeiçoar os estilos pessoais de aprendi- zagem e alguns aspectos que bloqueiam a aprendizagem. Dentre as melhorias, citamos alguns jogos/ atividades específicas voltadas a cada estilo, em formato físico e também on-line, apro- veitando o momento de atividades remotas que estávamos vivenciando durante a pandemia. Alguns jogos/atividades foram aplicados em sala de aula e relatos descritivos de como os alunos agem jogando, estratégias tomadas diante dos desafios e suas características foram registradas. Um website foi desenvolvido para este trabalho, onde encontram-se uma versão on-line do CHAEA, uma versão on-line do questionário do Missão Matemágica para determinar o estilo de aprendizagem de crianças e um jogo da memória on-line com base em conceitos geométricos. Os questionários e o jogo da memória foram elaborados em HTML, CSS e JavaScript.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.698pt_BR
dc.crossref.doibatchidcd2ae68d-bee2-4439-b4c5-e934cf0ea76f-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoJogos (Matemática)pt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagem - Metodologiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

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