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dc.creatorSantos, Ana Flávia dos Reis-
dc.date.accessioned2022-01-12T17:12:48Z-
dc.date.available2022-01-12T17:12:48Z-
dc.date.issued2021-10-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Flávia dos Reis. Batom: experiências entre performance e feminismo preto. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33927-
dc.description.abstractThis research is an experience report on the creation of the performance Batom, a work developed in the Dance Course of UFU. Its main objective is to present how the issues experienced by me in relation to racism, gender, sexism and fatphobia are social marks that, crossed in my life experience and in my body, are placed as materials for the production of an artistic work that articulates the political and aesthetic positioning in an art and life relationship, body and politics. For the development of this Course Completion Work, I tried to analyze how the creative process took place from three directions: the first, having as a starting point my life experiences as a black woman, has the interest of understanding the reasons that led to the production of the performance; the second relates to the understanding of black feminism and the themes correlated, such as gender identity, intersectionality, racism, place of speech, among others; the third concerns the understanding of performance as a field of artistic action that allows the deepening of the themes addressed here in an aesthetic, poetic and political way. I understand that this work may contribute to future research of black women, dance artists, who have an interest both in the field of performance and in the themes related to the issues of black feminism, whether in the academic, artistic or social field. It is expected that the experience reported here can be a parameter about the creative relationship of performance articulated to racial and gender issues, especially those mediated by academic research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismo pretopt_BR
dc.subjectBlack feminismpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBatompt_BR
dc.subjectBatompt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectInterseccionalitypt_BR
dc.titleBatom: experiências entre performance e feminismo pretopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Jarbas Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625pt_BR
dc.contributor.referee1Molina, Alexandre José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400058869882123pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Jorgetânia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Priscila Rezende-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1821757084715611pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=EE28A79F0E55C53A91C38CD928555BDE#pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa é um relato de experiência sobre a criação da performance Batom, trabalho desenvolvido no Curso de Dança da UFU. Tem objetivo principal é apresentar como as questões vivenciadas por mim em relação a racismo, gênero, sexismo e gordofobia são marcas sociais que, atravessadas em minha experiência de vida e no meu corpo, se colocam como materiais para a produção de um trabalho artístico que articula o posicionamento político e estético numa relação arte e vida, corpo e política. Para o desenvolvimento deste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, eu busquei analisar como se deu o processo criativo a partir de três direções: a primeira, tendo como ponto de partida minhas experiências de vida como mulher preta, tem o interesse de compreender os motivos que levaram à produção da performance; a segunda se relaciona com a compreensão do feminismo preto e as temáticas correlacionadas, como identidade de gênero, interseccionalidade, racismo, lugar de fala, entre outros; a terceira diz respeito à compreensão da performance como campo de atuação artístico que possibilita o aprofundamento das temáticas aqui abordadas de modo estético, poético e político. Entendo que este trabalho poderá contribuir para futuras pesquisas de mulheres pretas, artistas da dança, que tenham interesse tanto no campo da performance como nas temáticas relacionadas às questões do feminismo preto, seja no campo acadêmico, artístico ou social. Espera-se que a experiência aqui relatada possa ser parâmetro acerca da relação criativa da performance articulada às questões raciais e de gênero, especialmente aquelas mediadas pela pesquisa acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode106216593-
dc.description.embargo2022-01-11-
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