Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Andrelle Luane Bentes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-12T17:04:11Z | - |
dc.date.available | 2022-01-12T17:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andrelle Luane Bentes da. “Todos estudaram nela e aprenderam muitas coisas(...)": História e representações da Escola Profª. Vicência Malcher. (Agrovila de Cruzador, Marapanim-Pa, 1974-2004). 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33926 | - |
dc.description.abstract | The theme of this research consisted in learning one of the aspects of the story of the “Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Vicência Malcher”, located in the municipality of Marapanim in the state of Pará, during the period of 1974 to 2004. Therefore, the proposed question focused on the search for the representations constructed by students and teachers about this educational institution. The general objective was to comprehend what meanings these subjects attribute to the school in their lives and the specific objectives were: understand the operation of the school as it pertains to operating hours, grades offered and total amount of students; learn the characteristics of the teachers, such as:age and how they obtained jobs at the school and education degree; learn the social origins and age of the students. To achieve these goals, were used as a source: oral history (interviews with four former students and four teachers) and printed school documents. The previous categories of analysis were as follows: school culture (space and time), empirical culture, representations and practices. The results we arrived at allowed us to glimpse the important role attributed to this school by his former students and teachers.For these, the school represented a place of opportunities and achievements, and for those it was a formative and sociability space. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da escola rural | pt_BR |
dc.subject | Rural school history | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Representations | pt_BR |
dc.subject | Alunos e professores | pt_BR |
dc.subject | Students and teachers | pt_BR |
dc.title | “Todos estudaram nela e aprenderam muitas coisas(...)": História e representações da Escola Profª. Vicência Malcher. (Agrovila de Cruzador, Marapanim-Pa, 1974-2004). | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Elizabeth Lannes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1650097101301781 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Assis, Danielle Angélica de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0654125096363503 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Luciano Eurípedes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5644233131480547 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0142246743280117 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema desta pesquisa consistiu em apreender um dos aspectos da história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Vicência Malcher, localizada no meio rural de Marapanim/PA, no período de 1974 a 2004. Para tanto, a questão proposta incidiu sobre a busca pelas representações construídas por alunos e professores a respeito dessa instituição de ensino. O objetivo geral foi perscrutar os significados que esses sujeitos atribuíram à referida escola em suas vidas, sendo que os objetivos específicos consistiram em compreender: a) os horários de funcionamento, séries ofertadas e total de alunos; b) as características dos professores no que concerniu à idade, formação e meios de ingresso na docência; c) origem social e idade dos alunos. Para atingir tais objetivos foram utilizadas como fonte: história oral (entrevistas com quatro ex-alunos e quatro professoras) e documentos escolares impressos. As categorias prévias de análise foram as seguintes: cultura escolar (espaço e tempo), cultura empírica, representações e práticas. Os resultados aos quais chegamos permitiram vislumbrar o importante papel atribuído a essa escola por seus ex-alunos e professoras. Para essas a escola representou um lugar de oportunidades e realizações e para aqueles ela se constituiu em um espaço formador e de sociabilidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 62 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.embargo | 2022-01-10 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TodosEstudaramNela.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.