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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Melo, Arthur Henrique Saraiva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T20:00:20Z | - |
dc.date.available | 2022-01-10T20:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Arthur Henrique Saraiva de. Jogos sérios em ambientes de realidade virtual e/ou aumentada na reabilitação de pacientes acometidos com acidente vascular cerebral: uma revisão narrativa. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33917 | - |
dc.description.abstract | Functional capacity is the ability to perform activities independently, mobility being the main indicator of quality of life. The majority of people who survive a cerebrovascular accident (CVA) are left with motor sequelae and speech difficulties. To recover some of this damage, they undergo long and repetitive rehabilitation periods. Studies show that Serious Games (SG) in virtual and/or augmented reality (VR/VA) environments are a beneficial approach for this type of treatment, since, by transforming sensory information into virtual avatar controls, patients perform the repetitive activities in a relaxed and pleasurable way, increasing the commitment to training. With greater dedication, patients show faster and more effective improvements in motor functions. Thus, this study sought to carry out a systematic review on the use of serious games in VR/VA environments for the rehabilitation of patients with stroke. Google Scholar, SciELO, Embase, Lilacs and PubMed/MEDLINE databases were used, with the descriptors “AVC”, “virtual reality”, “augmented reality” and “serious games” in Portuguese and English. The search was refined using inclusion and exclusion criteria and reached a total of 10 studies. Among the inclusion criteria, articles that performed experimental tests with volunteers and developed in the last 10 years were selected. The conclusion of this study reveals that there are benefits of using JS in VR/VA environments in the rehabilitation process of people affected by stroke. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acidente vascular cerebral | pt_BR |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Revisão narrativa | pt_BR |
dc.title | Jogos sérios em ambientes de realidade virtual e/ou aumentada na reabilitação de pacientes acometidos com acidente vascular cerebral: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernando Pasquini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9047298948861003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Adriano Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7340105957340705 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sá, Angela Abreu Rosa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0258364513051184 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2282759045799092 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A capacidade funcional é a habilidade de realizar atividades de forma independente, sendo a mobilidade o principal indicador de qualidade de vida. A maioria das pessoas que sobrevivem a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ficam com sequelas motoras e dificuldade de fala. Para recuperar parte desse dano, são submetidos a longos e repetitivos períodos de reabilitação. Estudos mostram que os Jogos Sérios (JS) em ambientes de realidade virtual e/ou aumentada (VR/VA) são uma abordagem benéfica para esse tipo de tratamento, visto que, ao transformarem informações sensoriais em controles de avatares virtuais, os pacientes realizam as atividades repetitivas de forma descontraída e prazerosa, aumentando o engajamento ao treinamento. Com maior dedicação, os pacientes apresentam melhorias mais rápidas e eficazes das funções motoras. Desta forma, este estudo buscou realizar uma revisão sistemática sobre o uso de jogos sérios em ambientes VR/VA para reabilitação de pacientes acometidos com acidente vascular cerebral. Foram utilizadas as bases de dados Google Scholar, SciELO, Embase, Lilacs e PubMed/MEDLINE, com os descritores “AVC”, “realidade virtual”, “realidade aumentada”, “jogos sérios”, “Acidente Vascular Cerebral”, “VR”, “VA” e “JS” em português e inglês. A busca foi refinada utilizando critérios de inclusão e exclusão e chegou ao total de 10 estudos. Dentre os critérios de inclusão, foram selecionados artigos que realizaram testes experimentais com voluntários e desenvolvidos nos últimos 10 anos. A conclusão desse estudo revela que existem benefícios do uso de JS em ambientes VR/VA no processo de reabilitação de pessoas acometidas com AVC. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Biomédica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 106070754 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Biomédica |
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