Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Branco, Brendon Roberto Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:08:51Z | - |
dc.date.available | 2022-01-10T19:08:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-06 | - |
dc.identifier.citation | BRANCO, Brendon Roberto Costa. A (in) visibilidade da figura da mulher em livros didáticos do curso de graduação em Ciências Contábeis. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33912 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Invisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Objetificação | pt_BR |
dc.title | A (in) visibilidade da figura da mulher em livros didáticos do curso de graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marli Auxiliadora da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6389622020342036 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Marcos Sérgio Satto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6004653566806128 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo identificar se, e como a mulher é citada em exemplos e exercícios do livro didático texto e de exercícios Contabilidade Introdutória, da Equipe de Professores da FEA/USP, usados como referência bibliográfica na disciplina Contabilidade Introdutória ou equivalente, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades federais brasileiras, após confirmação, mediante consulta a projetos pedagógicos e fichas de disciplinas, de que este livro didático é o mais usado pelo curso de Ciências Contábeis. É uma pesquisa documental, de natureza exploratória em relação ao objetivo e abordagem do problema de natureza quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada mediante construção de checklist em planilhas eletrônicas, para mapeamento da frequência e situações em que substantivos próprios e comuns femininos e masculinos, e artigos femininos e masculinos definidos e indefinidos foram citados nos capítulos e respectivos exercícios desses capítulos. Ao final, confirmou-se que, em todos os exemplos e exercícios, só são citados nos enunciados nomes e artigos masculinos, caracterizando sócios, proprietários, clientes, gerentes, fornecedores e empregados, em um total de 44 menções no livro texto e 143 menções no livro de exercícios. Nomes de mulheres apareceram em 11 vezes, sendo 6 vezes no livro texto e 5 vezes no livro de exercícios, mas apenas como denominações sociais das empresas, o que levou a entender que eles não representam a figura feminina porque no exemplo e exercício não é possível verificar se a empresa foi constituída por mulheres sócias ou acionistas. Confirmou-se, dessa forma, tanto a invisibilidade da figura feminina no livro didático mais usado como bibliografia básica na disciplina de Contabilidade Introdutória, quanto a objetificação ao se usar nomes femininos para denominar nomes de empresas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InvisibilidadeFiguraMulher.pdf | 2.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.