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dc.creatorDuarte, Leandro Dayrell-
dc.date.accessioned2021-12-27T17:48:34Z-
dc.date.available2021-12-27T17:48:34Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationDUARTE, Leandro Dayrell. A percepção dos estudantes cotistas sobre os fatores que influenciam o desempenho acadêmico: o caso do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFU – campus Umuarama. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.686pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33870-
dc.description.abstractThe Quota Law in Brazil has been of great importance for entry of Brazilians (who meet the requirements) to the Public University, proving to be necessary to guarantee them the right to education. The objective of the study was to analyze the perception of quota students on the factors that influence the academic performance of quota students in the Undergraduate Course in Biological Sciences - Campus Umuarama - at UFU after the implementation of the Quota Law. The study methodology was documentary research (secondary data) and field research carried out with Quota-holders and Widely Competitiveness students, corresponding to a questionnaire applied to 39 quota- and non-quota students (low and high-performance) of the Biological Sciences course, prioritizing evaluation the factors that influence academic performance. The analysis of secondary data was carried out using a quantitative method in order to assess the academic performance of students from different types of admission. For the field research, qualitative analysis was used with semi-structured interviews whose data were categorized and tabulated for interpretation. The results showed that among the types of entrances, the ones with the highest average (72) of performance was modality 4 (shareholders from Public School/independent of income. The study revealed that among the quotaholders, the motivation to study and dedication were determinant factors for their good performance. The research carried out indicates that there were no significant differences in income between quota holders and non-quota students from the point of view of socioeconomic factors, contrary to studies that place these as indicative of a drop in the university's academic standard. As a technological product, an executive summary was constructed to be presented to the course, containing the findings and some possible actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectDeterminantes de Desempenho Acadêmicopt_BR
dc.titleA percepção dos estudantes cotistas sobre os fatores que influenciam o desempenho acadêmico: o caso do curso de graduação em Ciências Biológicas da Ufu – campus Umuaramapt_BR
dc.title.alternativeThe perception of quota students on the factors that influence academic performance: the case of the undergraduate course in Biological Sciences at Ufu – Umuarama campuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gandolfi, Peterson Elizandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795594E2pt_BR
dc.contributor.referee1Gandolfi, Peterson Elizandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795594E2pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Denis Renato de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920038293298351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5288262498720322pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Lei de Cotas no Brasil tem sido de grande importância para ingressos de brasileiros (que se enquadram nas exigências) a Universidade Pública, mostrando-se necessária para garantir-lhes o Direito a educação. No estudo o objetivo foi analisar a percepção do discente cotista sobre os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas do curso de Graduação em Ciências Biológicas – Campus Umuarama - da UFU após a implementação da Lei de Cotas. A metodologia de estudo foi à pesquisa documental (dados secundários) e pesquisa de campo realizada com alunos Cotistas e de Ampla Concorrência correspondendo a um questionário aplicado com 39 alunos cotista e não cotistas (baixo e alto rendimento) do curso de Ciências Biológicas, priorizando avaliar os fatores que influenciam o desempenho acadêmico. As análises dos dados secundários foram feitas por método quantitativo a fim de avaliar o desempenho acadêmico dos discentes das diferentes modalidades de ingresso. Já para a pesquisa de campo foi utilizada a análise qualitativa com entrevistas semiestruturadas cujo os dados foram categorizados e tabulados para interpretação. Os resultados demonstraram que entre as modalidades de ingressos os que obtiveram maior média (72) de desempenho foi a modalidade 4 (cotistas de Escola Pública/independente de renda. O estudo revelou que entre os cotistas o fator motivação para o estudo e dedicação foram determinantes para o bom rendimento destes. A pesquisa realizada indica que não houve diferenças significativas de rendimento entre cotistas e não cotistas do ponto de vista dos fatores socioeconômicos, contrariando estudos que colocam estes como sendo indicativo de queda do padrão acadêmico da universidade. Como produto tecnológico, construiu-se um sumário executivo a ser apresentado ao curso, contendo os achados e algumas possíveis ações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.686pt_BR
dc.crossref.doibatchidb1d8567b-5e23-4eb6-ba93-5f7ac9113afd-
dc.subject.autorizadoUniversidadept_BR
dc.subject.autorizadoDireito à Educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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