Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Ingrid Arantes-
dc.date.accessioned2021-12-17T17:10:44Z-
dc.date.available2021-12-17T17:10:44Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ingrid Arantes. A importância da organização do espaço escolar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33829-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da organização do espaço escolar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa aqui descrita tem o objetivo de analisar como a organização do espaço físico influencia no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, de como o educador pode organizar ambientes em função do que pretende atingir. O procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa está baseada em revisão bibliográfica, considerados os seus principais referenciais teóricos: Vygotsky e Wallon a partir de autores como: Bassedas, Huguet e Solé (2008), Gandini (1990), Horn (2004), Moura (2009), Z. Oliveira (2001), entre outros, os quais discutem a importância da organização dos espaços, do papel do educador e também como se dá à relação da criança com o meio proporcionado a ela. O ambiente educativo não é algo isolado, faz parte de todo um conjunto de fatores que visam dar resposta a todas as necessidades educativas, além que o ambiente pode ter duas influências: direta e indireta. A forma como o espaço está previamente organizado deve fornecer experiências facilitadoras de aprendizagens para o grupo no geral, bem como para a criança de forma individualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportânciaOrganizaçãoEspaço.pdf464.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.