Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Joice Pereira de-
dc.date.accessioned2021-12-16T19:32:17Z-
dc.date.available2021-12-16T19:32:17Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.citationMELO, Joice Pereira de. Educação ambiental e práticas pedagógicas: realidades e desafios. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33820-
dc.description.abstractEnvironmental Education is a multidimensional theme, that is, it can be included in all subjects, as learning is based on interdisciplinarity. It is essential in the educational evolution of society that is adapting to the new world reality, which calls for a commitment to sustainable growth. Based on this perspective, it is necessary to introduce the environmental issue in a sensitizing way, providing opportunities for the students' perception of the need for care and respect aimed at a social commitment to the environment. In this line of thought, we can understand that the school, as it integrates society and plays a crucial role in education, can play an important role in social mobilization. Certainly, teachers as subjects of institutional reference, potentially, are key pieces in the composition of scenarios that favor the articulation of social responses to socio-environmental demands. The images of the teachers that mark my trajectory were the effort they made so that the students understood the contents and that they had a good performance. In the eyes of the teachers, their desire for students to make the most of each learning and teaching was clear. The relevance of this study is reaffirmed by the fact that Environmental Education is in charge of a teacher responsible for this practice in schools. The data obtained allowed the understanding of important characteristics of the thinking and action of these teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectMultidimensionalpt_BR
dc.subjectMultidimensionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleEducação ambiental e práticas pedagógicas: realidades e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é um tema multidimensional, ou seja, pode ser inserido em todas as disciplinas, pois o aprendizado está fundamentado na interdisciplinaridade. É indispensável na evolução educacional da sociedade que está se adaptando a nova realidade mundial, que pede um comprometimento com o crescimento sustentável. Com base nessa perspectiva, é preciso introduzir a questão ambiental de forma sensibilizadora, oportunizando a percepção dos alunos em relação à necessidade do cuidado e respeito voltados para um compromisso social com o ambiente. Nessa linha de pensamento, podemos entender que a escola por integrar a sociedade e nela ter um papel crucial de formação, pode exercer uma importante ação na mobilização social. Certamente os professores como sujeitos de referência institucional, potencialmente, são peças-chave na composição de cenários que favoreçam a articulação de respostas sociais às demandas socioambientais. As imagens dos professores que marcam minha trajetória foi o esforço que tiveram para que os alunos entendessem os conteúdos e que tivessem um bom aproveitamento. No olhar dos professores, era nítido a vontade deles para que os alunos aproveitassem o máximo cada aprendizado e ensino. A relevância deste estudo é reafirmada com o fato de a Educação Ambiental estar a cargo de um docente responsável por essa prática nas escolas. Os dados obtidos permitiram a compreensão de características importantes do pensamento e da ação desses professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode104889120-
dc.description.embargo2021-12-15-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalPráticas.pdf384.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.