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dc.creatorTelini, Érika Alves de Moraes-
dc.date.accessioned2021-12-14T14:25:12Z-
dc.date.available2021-12-14T14:25:12Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationTELINI, Érika Alves de Moraes. A tessitura de Colasanti: viés feminino, fios simbólicos e teias intertextuais. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.542.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33780-
dc.description.abstractMarina Colasanti is a writer who stands out in contemporary literature for the high symbolic and poetic content used in the construction of her stories. Although she presents a pluri significant literary creation, her work is still little considered by critics and rarely seen in the academic field, which made her the object of study of this essay. In that way, to reveal these substantial aspects in the writer's production, three short stories will be analyzed in this paper – A moça tecelã, Além do bastidor e Fio após fio – part of Mais de 100 histórias maravilhosas, which have in common the use of the needlework metaphor and the subversion of traditional fairy tales in the post-modern context, details that are unveiled in the shadow of the marvelous, a key piece to finish off the questions made. Considering that there is an intense intertextual movement of rereading in contemporaneity, the literary corpus of this study, when examining Colasanti's narrative texture, requires the archetypal image of the weaver, reproduced in such a significant way in literature, to unravel the threads that lead to the author's writing: the female role addressed in its plot and the symbolic and intertextual threads conveyed by the marvelous in the analyzed narratives. KEYWORDS: Colasanti. Fairy tale. Feminine. Intertextuality. Textures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColasantipt_BR
dc.subjectColasanti. . . . .pt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectTessituraspt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectFemininept_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectTexturespt_BR
dc.titleA tessitura de Colasanti: viés feminino, fios simbólicos e teias intertextuaispt_BR
dc.title.alternativeCOLASANTI'S woven fabric: feminine bias, symbolic threads and intertextual webspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sylvestre, Fernanda Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.contributor.referee1Volobuef, Karin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4419893059731337pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cynthia Beatrice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559061442633545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870016478620600pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoMarina Colasanti é uma escritora que se destaca na literatura contemporânea pelo alto teor simbólico e poético utilizado na construção de seus contos. Todavia, embora apresente uma criação literária plurissignificativa, sua obra ainda é pouco contemplada pelos críticos e raramente vista no âmbito acadêmico, o que fez com que ela se tornasse objeto de estudo desta dissertação. Nesse sentido, para revelar esses aspectos substanciais na produção da escritora, serão analisados, neste trabalho, três contos – A moça tecelã, Além do bastidor e Fio após fio – presentes em Mais de 100 histórias maravilhosas, que têm em comum a utilização da metáfora do bordado e a subversão dos contos de fadas tradicionais no contexto pós-moderno, detalhes que se desvelam pela penumbra do maravilhoso, peça-chave para arrematar os questionamentos feitos. Levando em consideração que há um intenso movimento intertextual de releitura na contemporaneidade, o corpus literário deste estudo, ao perscrutar a tessitura narrativa de Colasanti, requisita a imagem arquetípica da tecelã, reproduzida de forma tão significativa na literatura, para desenrolar os fios que conduzem a escrita da autora: o viés feminino abordado em sua trama e os fios simbólicos e intertextuais veiculados pelo maravilhoso nas narrativas em questão. PALAVRAS-CHAVE: Colasanti. Contos de fadas. Feminino. Intertextualidade. Tessituras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.542pt_BR
dc.crossref.doibatchid6e6689ab-7e28-44bb-a9fb-b63a3675b706-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoMemóriapt_BR
dc.subject.autorizadoIntertextualidadept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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