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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Telini, Érika Alves de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T14:25:12Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T14:25:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | TELINI, Érika Alves de Moraes. A tessitura de Colasanti: viés feminino, fios simbólicos e teias intertextuais. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.542. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33780 | - |
dc.description.abstract | Marina Colasanti is a writer who stands out in contemporary literature for the high symbolic and poetic content used in the construction of her stories. Although she presents a pluri significant literary creation, her work is still little considered by critics and rarely seen in the academic field, which made her the object of study of this essay. In that way, to reveal these substantial aspects in the writer's production, three short stories will be analyzed in this paper – A moça tecelã, Além do bastidor e Fio após fio – part of Mais de 100 histórias maravilhosas, which have in common the use of the needlework metaphor and the subversion of traditional fairy tales in the post-modern context, details that are unveiled in the shadow of the marvelous, a key piece to finish off the questions made. Considering that there is an intense intertextual movement of rereading in contemporaneity, the literary corpus of this study, when examining Colasanti's narrative texture, requires the archetypal image of the weaver, reproduced in such a significant way in literature, to unravel the threads that lead to the author's writing: the female role addressed in its plot and the symbolic and intertextual threads conveyed by the marvelous in the analyzed narratives. KEYWORDS: Colasanti. Fairy tale. Feminine. Intertextuality. Textures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Colasanti | pt_BR |
dc.subject | Colasanti. . . . . | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Tessituras | pt_BR |
dc.subject | Fairy tale | pt_BR |
dc.subject | Feminine | pt_BR |
dc.subject | Intertextuality | pt_BR |
dc.subject | Textures | pt_BR |
dc.title | A tessitura de Colasanti: viés feminino, fios simbólicos e teias intertextuais | pt_BR |
dc.title.alternative | COLASANTI'S woven fabric: feminine bias, symbolic threads and intertextual webs | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sylvestre, Fernanda Aquino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7263180497540978 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Volobuef, Karin | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4419893059731337 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Cynthia Beatrice | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4559061442633545 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870016478620600 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Marina Colasanti é uma escritora que se destaca na literatura contemporânea pelo alto teor simbólico e poético utilizado na construção de seus contos. Todavia, embora apresente uma criação literária plurissignificativa, sua obra ainda é pouco contemplada pelos críticos e raramente vista no âmbito acadêmico, o que fez com que ela se tornasse objeto de estudo desta dissertação. Nesse sentido, para revelar esses aspectos substanciais na produção da escritora, serão analisados, neste trabalho, três contos – A moça tecelã, Além do bastidor e Fio após fio – presentes em Mais de 100 histórias maravilhosas, que têm em comum a utilização da metáfora do bordado e a subversão dos contos de fadas tradicionais no contexto pós-moderno, detalhes que se desvelam pela penumbra do maravilhoso, peça-chave para arrematar os questionamentos feitos. Levando em consideração que há um intenso movimento intertextual de releitura na contemporaneidade, o corpus literário deste estudo, ao perscrutar a tessitura narrativa de Colasanti, requisita a imagem arquetípica da tecelã, reproduzida de forma tão significativa na literatura, para desenrolar os fios que conduzem a escrita da autora: o viés feminino abordado em sua trama e os fios simbólicos e intertextuais veiculados pelo maravilhoso nas narrativas em questão. PALAVRAS-CHAVE: Colasanti. Contos de fadas. Feminino. Intertextualidade. Tessituras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.sizeorduration | 116 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.542 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 6e6689ab-7e28-44bb-a9fb-b63a3675b706 | - |
dc.subject.autorizado | Literatura | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Memória | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Intertextualidade | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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