Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Edilamar Erica | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T22:03:48Z | - |
dc.date.available | 2021-12-13T22:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Edilamar Erica. Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778 | - |
dc.description | O professor desde a origem da vida humana tem a função de transmitir conhecimentos. Analisando o progresso da educação podemos concluir que a escola passou por grandes mudanças para se adaptar aos sistemas de organização social atual. A função da escola no ponto de vista capitalista segundo Mészaros (2005), se restringe a interiorizar as determinações que estabelecem as normas da ordem vigente afim de estimar e respaldar os interesses do capital, como divisão de classes e subjugação do trabalho. Surge assim a grande importância do trabalho do professor, onde através da alienação de conhecimento e formação libertaria de seus educandos os tornar críticos e capacitados para transformar as bases do sistema dominante. Segundo Morin (2009) a sociedade é composta por cidadãos protagonistas, críticos, conscientes e comprometidos com a constituição de uma sociedade planetária. Principiando da magnifica função legada ao docente entendemos que esse profissional é um agente político, transformador da sociedade e merece ter um bom tratamento legal em respeito a tamanha responsabilidade. Sendo o professor um agente transformador, a normatização do seu trabalho desafia suas especialidades da profissão ressaltando a carga horária de trabalho, uma vez que esta afeta positivamente ou negativamente o comprimento de sua missão. Para organizar as condições de trabalho aos docentes as políticas públicas no Brasil a partir da LDB de 1996 tem sido ineficiente quando se trata das disposições básicas para que o professor possa exercer sua função com satisfação, dentre elas a divisão justa de sua carga horária. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to discuss the precarious work of professional teachers in curricular practices. The problems related to the precariousness of the teacher's work are old and over the years it has gained more strength and relevance nowadays. The conditions of teaching organization, school support and the dimensions of schooling, always unstable, have always been dependent on public policies. In this document, we propose a reflection on the precariousness of teachers' work, observing their career and trajectory and their devaluation since the beginning of the teaching profession until the present moment in times of pandemic. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho do professor | pt_BR |
dc.subject | Práticas curriculares | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | França, Robson Luiz de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://www.faced.ufu.br/pessoas/docentes/robson-luiz-de-franca | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por objetivo discutir a precarização do trabalho do profissional professor nas práticas curriculares. Parte premissa que os problemas relacionados a precarização do trabalho do professor são antigos e com passar dos anos tem ganhado mais força e relevância nos dias atuais. Considera- se que as condições da organização do ensino, suporte escolar e as dimensões da escolarização apresentam instáveis, e, sempre estiveram na dependência das políticas públicas. Nesse documento propomos a reflexão sobre a precarização do trabalho do professor, observando a sua carreira e trajetória e sua desvalorização desde o início da profissão docente até o presente momento em tempos de pandemia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PrecarizaçãoTrabalhoConsequências.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.