Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Edilamar Erica-
dc.date.accessioned2021-12-13T22:03:48Z-
dc.date.available2021-12-13T22:03:48Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.citationFERREIRA, Edilamar Erica. Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778-
dc.descriptionO professor desde a origem da vida humana tem a função de transmitir conhecimentos. Analisando o progresso da educação podemos concluir que a escola passou por grandes mudanças para se adaptar aos sistemas de organização social atual. A função da escola no ponto de vista capitalista segundo Mészaros (2005), se restringe a interiorizar as determinações que estabelecem as normas da ordem vigente afim de estimar e respaldar os interesses do capital, como divisão de classes e subjugação do trabalho. Surge assim a grande importância do trabalho do professor, onde através da alienação de conhecimento e formação libertaria de seus educandos os tornar críticos e capacitados para transformar as bases do sistema dominante. Segundo Morin (2009) a sociedade é composta por cidadãos protagonistas, críticos, conscientes e comprometidos com a constituição de uma sociedade planetária. Principiando da magnifica função legada ao docente entendemos que esse profissional é um agente político, transformador da sociedade e merece ter um bom tratamento legal em respeito a tamanha responsabilidade. Sendo o professor um agente transformador, a normatização do seu trabalho desafia suas especialidades da profissão ressaltando a carga horária de trabalho, uma vez que esta afeta positivamente ou negativamente o comprimento de sua missão. Para organizar as condições de trabalho aos docentes as políticas públicas no Brasil a partir da LDB de 1996 tem sido ineficiente quando se trata das disposições básicas para que o professor possa exercer sua função com satisfação, dentre elas a divisão justa de sua carga horária.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to discuss the precarious work of professional teachers in curricular practices. The problems related to the precariousness of the teacher's work are old and over the years it has gained more strength and relevance nowadays. The conditions of teaching organization, school support and the dimensions of schooling, always unstable, have always been dependent on public policies. In this document, we propose a reflection on the precariousness of teachers' work, observing their career and trajectory and their devaluation since the beginning of the teaching profession until the present moment in times of pandemic.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho do professorpt_BR
dc.subjectPráticas curricularespt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho e suas consequências na vida do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://www.faced.ufu.br/pessoas/docentes/robson-luiz-de-francapt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo discutir a precarização do trabalho do profissional professor nas práticas curriculares. Parte premissa que os problemas relacionados a precarização do trabalho do professor são antigos e com passar dos anos tem ganhado mais força e relevância nos dias atuais. Considera- se que as condições da organização do ensino, suporte escolar e as dimensões da escolarização apresentam instáveis, e, sempre estiveram na dependência das políticas públicas. Nesse documento propomos a reflexão sobre a precarização do trabalho do professor, observando a sua carreira e trajetória e sua desvalorização desde o início da profissão docente até o presente momento em tempos de pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrecarizaçãoTrabalhoConsequências.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.