Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33759Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Dias, Isabella Elias de Moura Tavares | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-13T17:22:17Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-13T17:22:17Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-04 | - |
| dc.identifier.citation | DIAS, Isabella Elias de Moura Tavares. Memorial: do desejo pelo conhecimento ao encontro de Paulo Freire. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33759 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Pensamento educacional freiriano | pt_BR |
| dc.subject | Memorial | pt_BR |
| dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Sociedade | pt_BR |
| dc.title | Memorial: do desejo pelo conhecimento ao encontro de paulo freire | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Sauloéber Tarsio de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8937954864858691 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5949023739027563 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Muniz, Tamiris Alves | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4847501674012098 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Os temas de pesquisa abordados neste trabalho versam sobre a escrita de um memorial, e sobre a educação freiriana. O presente estudo tem como objetivo identificar como a teoria de Paulo Freire, e em especial o livro “Pedagogia do Oprimido” contribuíram com a trajetória educacional e pessoal da autora. Perpassando pelo histórico de vida encontramos aspectos da vida familiar, escolar, profissional e da realização do Curso de Pedagogia (EaD) na UFU. Nesse percurso fatores puderam ser observados que englobam a importância e a valorização dada a educação, e suas possibilidades de mudanças de realidade, de alcance de objetivos ocasionadas por meio do estudo, o potencial de transformação da educação, a relevância da busca por aprendizados e a influência dos processos educacionais na formação de sujeitos. Sob uma aboradagem qualitativa, como metodologia utilizei a pesquisa bibliográfica sobre a educação freiriana, e a realização de uma narrativa sobre a minha trajetória de vida incial até a chegada no Curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância na UFU. A partir dessa perspectiva, buscamos observar qual a relação estabelecida entre o percurso histórico da autora e os conhecimentos obtidos nas referências bibliográficas adotas nesse estudo, sendo que as teorias de Paulo Freire foram obtidas por meio da revisão bibliográfica de artigos científicos que estudam essa temática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MemorialDesejoConhecimento.pdf | Memorial: do desejo pelo conhecimento ao encontro de Paulo Freire | 520.31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
