Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Isabella Elias de Moura Tavares-
dc.date.accessioned2021-12-13T17:22:17Z-
dc.date.available2021-12-13T17:22:17Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.citationDIAS, Isabella Elias de Moura Tavares. Memorial: do desejo pelo conhecimento ao encontro de Paulo Freire. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33759-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPensamento educacional freirianopt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleMemorial: do desejo pelo conhecimento ao encontro de paulo freirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Monalisa Lopes dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949023739027563pt_BR
dc.contributor.referee2Muniz, Tamiris Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4847501674012098pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs temas de pesquisa abordados neste trabalho versam sobre a escrita de um memorial, e sobre a educação freiriana. O presente estudo tem como objetivo identificar como a teoria de Paulo Freire, e em especial o livro “Pedagogia do Oprimido” contribuíram com a trajetória educacional e pessoal da autora. Perpassando pelo histórico de vida encontramos aspectos da vida familiar, escolar, profissional e da realização do Curso de Pedagogia (EaD) na UFU. Nesse percurso fatores puderam ser observados que englobam a importância e a valorização dada a educação, e suas possibilidades de mudanças de realidade, de alcance de objetivos ocasionadas por meio do estudo, o potencial de transformação da educação, a relevância da busca por aprendizados e a influência dos processos educacionais na formação de sujeitos. Sob uma aboradagem qualitativa, como metodologia utilizei a pesquisa bibliográfica sobre a educação freiriana, e a realização de uma narrativa sobre a minha trajetória de vida incial até a chegada no Curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância na UFU. A partir dessa perspectiva, buscamos observar qual a relação estabelecida entre o percurso histórico da autora e os conhecimentos obtidos nas referências bibliográficas adotas nesse estudo, sendo que as teorias de Paulo Freire foram obtidas por meio da revisão bibliográfica de artigos científicos que estudam essa temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialDesejoConhecimento.pdfMemorial: do desejo pelo conhecimento ao encontro de Paulo Freire520.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons