Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas Júnior, Vicente Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-12-13T17:17:45Z-
dc.date.available2021-12-13T17:17:45Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.citationFREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758-
dc.description.abstractRobotic Process Automation (RPA) denominates the development of solutions that interact with systems through their interface in order to replace manual and repetitive processes performed until then by human operators. Considering the study carried out in a Shared Services Center (SSC) in the city of Uberlândia, Minas Gerais, this work aims to analyze the process of user registration in a travel system and the process of posting freight service notes. The development of the automations was done through the Blue Prism tool, enabling the creation of flows that execute the satisfactory paths of the processes and also flows that identify exception cases that are directed to human treatment. The work shows the impacts and benefits obtained with the automation of these two processes, as well as the cost reduction of the operation, reduction of errors in the execution, gain of agility, standardization of the processes and release of working hours that were automated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRobotic process automation (RPA)pt_BR
dc.subjectRobotic process automation (RPA)pt_BR
dc.subjectCentro de serviços compartilhados (CSC)pt_BR
dc.subjectShared services center (SSC)pt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectProcessespt_BR
dc.subjectAutomaçõespt_BR
dc.subjectAutomationspt_BR
dc.subjectBlue prismpt_BR
dc.subjectBlue prismpt_BR
dc.titleAutomação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeBusiness process automation using robotic process automation (RPA) in a shared service center (SSC): a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simão, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161488361212141pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Murillo Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158868389973535pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121620792622097pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRobotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode104709568-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutomacaoProcessosNegocio.pdfTCC1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons