Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonzales, Anne Elize Munhoz-
dc.date.accessioned2021-12-10T23:13:51Z-
dc.date.available2021-12-10T23:13:51Z-
dc.date.issued2021-11-20-
dc.identifier.citationGONZALES, Anne Elize Munhoz. Astronomia e “o Pequeno Príncipe”: o planeta terra sob as lentes de uma criança. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Votuporanga, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33746-
dc.description.abstractThe aim of the study is to investigate students' prior knowledge about the shape of the Earth and its gravitational field according to the notions of scholars Nussbaum and Novak, after using children's literature. Firstly, the work is about this "universe" so known to children that is the imaginary, the fiction, bringing all this magic of the playful through children's literature starting from the book "The Little Prince", and after this literary delight, we research how the planet Earth is idealized by the children of the 4th year of elementary school I of a public school in the interior of São Paulo, in an atypical period of pandemic, involving remote, hybrid and on-site classes. The children's book was read, the students participated in a conversation circle, after which activities were carried out on planet Earth and its gravitational field so that we could assess their knowledge on the subject. This study aimed to demonstrate that literature instigates their curiosity about the reality and reveals learning aimed at science through play, thus, literature enriches and strengthens the didactic content to be learned.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectO Pequeno Príncipept_BR
dc.subjectThe Little Princept_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectConhecimento préviopt_BR
dc.subjectPrevious knowledgept_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectPlaneta terrapt_BR
dc.subjectPlanet earthpt_BR
dc.subjectCampo gravitacionalpt_BR
dc.subjectGravitational fieldpt_BR
dc.subject4º ano do ensino fundamental Ipt_BR
dc.subject4th year of elementary school Ipt_BR
dc.titleAstronomia e “o Pequeno Príncipe”: o planeta terra sob as lentes de uma criançapt_BR
dc.title.alternativeAstronomy and “The Little Prince”: planet earth under the lenses of a childpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo é investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre o formato da Terra e seu campo gravitacional de acordo com as noções dos estudiosos Nussbaum e Novak, após a utilização de literatura infantil. Primeiramente o trabalho versa sobre esse “universo” tão conhecido para as crianças que é o imaginário, a ficção, trazendo toda essa magia do lúdico por meio da literatura infantil, partindo do livro “O Pequeno Príncipe”, para depois deste deleite literário pesquisarmos como o planeta Terra é idealizado pelas crianças do 4º ano do ensino fundamental I de uma escola pública do interior paulista, em um período atípico de pandemia, envolvendo aulas remotas, híbridas e presenciais. Foi feita a leitura do livro infantil, os estudantes participaram de uma roda de conversa, depois foram realizadas atividades sobre o planeta Terra e seu campo gravitacional para que pudéssemos avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Este estudo visou demonstrar que a literatura instiga a curiosidade sobre a realidade e revela aprendizagens voltadas à ciência por meio do lúdico, sendo assim, a literatura enriquece e fortalece o conteúdo didático a ser aprendido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AstronomiaPequenoPríncipe.pdf12.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons