Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Cláudia Marques-
dc.date.accessioned2021-12-10T19:35:41Z-
dc.date.available2021-12-10T19:35:41Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cláudia Marques. O profissional docente como “um persuasor permanente”: as contribuições de Antonio Gramsci e uma nova teoria da educação. 2021.21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33740-
dc.description.abstractThis study highlights the figure and mission of the organic intellectual within a society divided into social classes, a concept developed by the Italian thinker Antonio Gramsci. Political activist and communist, Gramsci, inspired by the philosophy of Karl Marx, criticizes the antagonism of classes in modern society and emphasizes the role of the “intellectual” as a transformative and liberating agent, the spokesperson for the oppressed and subordinate working class. Through the intervention of the “intellectual” a new culture emerges and consequently the creation of new collective values and another worldview. From this perspective, it is also intended to discuss teaching practice in the light of the Gramscian philosophy of the "organic intellectual" as a transformer of social reality in order to collaborate in the construction of a quality education that ensures an integral development of the learning subjects - development that can engender autonomous, critical, solidary, competent individuals, active citizens for the practice of social justice, respect for others and for the difference they represent. Finally, to educate in order to promote other ways of thinking about oneself, existence, constituted social relations, politics and the social environment in which it is inserted. According to Gramsci, educating subjects not only for “manual work” or technical work, but also for “intellectual work”, to plan, command. The teaching professional is not only an intellectual specialist, but also a transformer and opinion maker, therefore a “permanent persuader”.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntonio Gramscipt_BR
dc.subjectProfissional docentept_BR
dc.subjectIntelectual orgânicopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.titleO profissional docente como “um persuasor permanente”: as contribuições de Antonio Gramsci e uma nova teoria da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching professional as "a permanent persuator": antonio gramsci's contributions and a new theory of educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo evidencia a figura e a missão do intelectual orgânico dentro de uma sociedade dividida em classes sociais, conceito este desenvolvido pelo pensador italiano Antonio Gramsci. Ativista político e comunista, Gramsci, inspirado na filosofia de Karl Marx, tece críticas sobre o antagonismo de classes na sociedade moderna e dá ênfase ao papel do “intelectual” enquanto agente transformador e libertador, o porta voz da classe trabalhadora, oprimida e subalterna. Por meio da intervenção do “intelectual”, uma nova cultura emerge e, consequentemente, a criação de novos valores coletivos e de uma outra visão de mundo. Ao “intelectual” da classe oprimida cabe ser o porta-voz da ideologia e do interesse social dela. Sob essa perspectiva, pretende-se, ainda, discorrer sobre a prática docente à luz da filosofia gramsciana do “intelectual orgânico” como transformador da realidade social, de modo a colaborar para a construção de uma educação de qualidade que assegure um desenvolvimento integral dos sujeitos aprendentes - desenvolvimento que possa engendrar indivíduos autônomos, críticos, solidários, competentes, cidadãos ativos para a prática da justiça social, respeito pelo outro e pela diferença que este representa. Enfim, educar de modo a promover outras formas de pensar a si mesmo, a existência, as relações sociais constituídas, a política e o meio social em que se está inserido. Segundo Gramsci, educar os sujeitos não só para o “trabalho manual” ou técnico, mas também educar para o “trabalho intelectual”, para planejar, comandar. O profissional docente não é apenas um especialista intelectual, mas também um transformador e formador de opinião, portanto, um “persuasor permanente”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2021-12-08-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProfissionalDocenteUm.pdf415.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.