Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Laisnara Bernardes-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:31:22Z-
dc.date.available2021-12-09T19:31:22Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Laisnara Bernardes. Atuação do professor do atendimento educacional especializado (AAE): construção e planejamento. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33734-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtuação de professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPlanejamento do AEEpt_BR
dc.titleAtuação do professor do atendimento educacional especializado (AAE): construção e planejamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO atendimento educacional especial no Brasil configura-se em um caminho inerente ao contexto histórico, social e politico, e por conquistas significativas que nos levam ao momento atual, uma educação alicerçada na inclusão, e prezada pela qualidade a todas as nossas crianças. Legislações e documentos governamentais representam um ponto de partida para a elaboração do entendimento da intrínseca relação entre educação especial e educação básica. A importância por parte das instituições e envolvidos de ter conhecimento, pois existe uma serie de regulamentações, deliberações que apoiam as redes de ensino, orientando onde buscar recursos, infraestrutura e outros para o melhor atendimento deste publico alvo. O decreto N° 7.611, de 17 de Novembro de 2011, vem dar respaldo para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) definindo que os alunos que devem receber este serviço são “alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente”. O público alvo da educação especial são as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, superdotação e/ou altas habilidades. O AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos de forma articulada com o ensino comum visando o atendimento das necessidades educacionais especiais do alunado. Assim, este trabalho tem por finalidade discutir a construção do planejamento de atendimento educacional especializado de forma a atender as especificidades de cada sujeito. Apresentar de forma descritiva e reflexiva, o Atendimento Educacional Especializado - AEE, expondo aos leitores, o seu objetivo, publico alvo e os aspectos legais deste para que possa servir como apoio para um melhor entendimento das questões que permeiam este caminho que é complexo. Objetiva também a desconstrução dos velhos paradigmas, assegurando os direitos e os pressupostos da educação inclusiva, conforme discorre os documentos legais. Para a elaboração deste documento foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período entre 2011 a 2015 na base de dados da plataforma google acadêmico. Os escritos demonstraram a importância do planejamento que aborde a especificidade do individuo e de uma prática pedagógica transformadora eficaz para o sucesso do desenvolvimento. Conclui-se que a formação especializada e continuada contribuirá aos docentes uma ação mais eficiente, levando-os na direção de um trabalho pedagógico preparado a enfrentar a diversidade. Um ensino adaptado às diferenças e necessidades individuais, demanda dos educadores uma formação polivalente e colaborativa para atuar de forma eficiente junto aos alunos nos vários níveis de ensino. Que o caminho para mudar a vida de tantas crianças é trabalhar pela inclusão social, em favor da construção de uma sociedade mais justa, lutar continuamente por políticas públicas que gerem oportunidades iguais para todos. Como formador dedicar-se a garantir a qualidade da educação, a força propulsora da transformação social está na prática da “Inclusão”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-12-09-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtuaçãoProfessorAtendimento.pdf327.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.