Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33724
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorTeixeira, Júnia Cristina-
dc.date.accessioned2021-12-08T19:34:46Z-
dc.date.available2021-12-08T19:34:46Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Júnia Cristina. A Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira em Araxá-MG (Escola Polivalente): memórias e vivências de uma araxaense. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33724-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Polivalentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira em Araxá-MG (Escola Polivalente): memórias e vivências de uma araxaensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Monalisa Lopes dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077308550665148pt_BR
dc.contributor.referee2Muniz, Tamiris Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4847501674012098pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs temas de pesquisa abordados neste trabalho versam sobre a escrita de um memorial, e sobre a memória e história escolar. O presente trabalho está organizado em duas partes: 1) memorial sobre a trajetória de vida pessoal da autora e 2) história da escola Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, popularmente conhecida como “Escola Polivalente” da cidade de Araxá, Minas Gerais. O memorial consiste na reflexão da trajetória de vida e também em um trabalho científico no qual a autora se auto interroga, buscando compreender-se como o sujeito de sua própria história. Com tal empenho, o texto foi subdivido em tópicos que abordam desde o nascimento e a família, passando pela trajetória escolar, até a profissionalização docente, seus desafios e perspectivas. O relato de vida pessoal conta com figuras, em grande parte do arquivo, que destacam algumas passagens da vida da autora. A segunda parte relata a história e contextualização da escola na década de 1970, contemplando a história política e educacional da época com o desencadeamento de uma série de outros acordos, e convênios na área da educação no país. As escolas escolas polivalentes foram características do governo militar no país e tinham a característica de formação profissional com o objetivo de substituir as escolas estaduais. Como fonte bibliográfica para embasar a temática utilizou-se da tese de doutorado “As escolas polivalentes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (MG): sondagem vocacional no projeto desenvolvimentista civil-militar (1965–1976)” da autora Luciana Araújo Valle de Resende de 2015. Este trabalho de abordagem qualitativa usou como metodologia a pesquisa bibliográfica realizando um estudo investigativo com fontes de jornais das regiões além de informar sobre a situação educacional do país no período. A escolha do tema corrobora com a vivência escolar descrita na primeira parte do trabalho – memorial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EscolaEstadualProfessor.pdf832.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.