Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Lucíola de Moraes Teodoro da-
dc.date.accessioned2021-12-08T17:30:41Z-
dc.date.available2021-12-08T17:30:41Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucíola de Moraes Teodoro da. A visão de estudantes de um curso de Administração sobre a vivência da modalidade de ensino remoto emergencial, adotada durante a pandemia do Covid-19. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33722-
dc.description.abstractThrough this research, the objective was to analyze the view of Administration course students at a federal public university about the experience of the emergency distance learning modality—ERE, adopted during the COVID-19 pandemic. Through asynchronous “online” interviews, 23 Administration students were interviewed who, due to the pandemic, had the option of continuing in classes in the remote mode, whose answers were analyzed through content analysis. The results show that most respondents liked and supported the university's initiative to adhere to emergency distance learning—ERE. Only a small portion indicated that the adoption of this method was not beneficial and felt unmotivated to continue. The vast majority of respondents described their experience in remote sports as good!? With flexible hours, with the convenience of not having to travel to the university. However, on the other hand, negatively, they describe that they had difficulty in handling the digital platforms needed to attend classes, that the teachers themselves demonstrated difficulty in handling these platforms, generating loss of time and causing students to be demotivated. In addition, some interviewees mentioned that there was an excess of activities received and a lack of information about the support offered by the university. The investigation contributed to highlight the difficulties experienced by students of this distance learning modality in emergency—ERE, resulting from social isolation. And, in practice, this understanding can help the university to monitor, analyze and create ways to solve these problems, in order to improve the experience of students and professors in this type of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCurso de Administraçãopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleA visão de estudantes de um curso de Administração sobre a vivência da modalidade de ensino remoto emergencial, adotada durante a pandemia do (Covid-19)pt_BR
dc.title.alternativeThe view of Business Administration students on the experience of the emergency distance learning modality adopted during the pandemic (Covid-19)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Márcia Freire de-
dc.contributor.referee1Lattesttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Vivian Duarte Couto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039602362401114pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPor meio desta pesquisa, objetivou-se analisar a visão dos estudantes do curso de Administração de uma universidade pública federal sobre a vivência da modalidade de ensino remoto emergencial — ERE, adotada durante a pandemia da COVID-19. Através de entrevistas “online” assíncronas, entrevistaram-se 23 estudantes do curso de Administração que, devido à pandemia teve a opção de dar continuidade nas aulas na modalidade remota, cujas respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados gostou e apoio a iniciativa da universidade de aderir ao ensino remoto emergencial — ERE. Apenas uma pequena parcela apontou que a adoção deste método não foi benéfica e se sentiu desmotivada em dar continuidade. Os entrevistados, na grande maioria, descreveram sua vivência da modalidade remota como boa!? Com horários flexíveis, com praticidade de não ter que se locomover para a universidade. Porém, por outro lado, negativamente, descrevem que tiveram dificuldade em manusear as plataformas digitais necessárias para assistir às aulas, que os próprios professores mostraram dificuldade com o manuseio destas plataformas, gerando perda de tempo e provocando a desmotivação nos alunos. Além disso, alguns entrevistados mencionaram que houve excesso de atividades recebidas, e a falta de informação em relação ao apoio oferecido pela universidade. A investigação contribuiu para mostrar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes nessa modalidade de ensino remoto emergencial — ERE, decorrente do isolamento social. E, na prática, tal compreensão pode auxiliar a universidade acompanhar, analisar e criar formas de solucionar estes problemas, de modo a melhorar a experiência dos estudantes e professores nessa modalidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VisãoEstudantesCurso.pdf390.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons