Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Márcia Queiroz-
dc.date.accessioned2021-12-06T17:00:01Z-
dc.date.available2021-12-06T17:00:01Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Márcia Queiroz. O desenvolvimento da musicalidade com crianças no espaço escolar. 2021.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33700-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEspacopt_BR
dc.subjectEscolarpt_BR
dc.titleO desenvolvimento da musicalidade com crianças no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso, o tema abordado é o desenvolvimento da musicalidade das crianças no espaço escolar, a importância que o estudo da musicalidade dentro das escolas pode ajudar no aprendizado como um todo na vida dos alunos. O objetivo principal desse trabalho é mostrar que a música pode ser utilizada como instrumento para ajudar a criança em seu desenvolvimento motores, cognitivos e emocionais, ampliando o ensino e a aprendizagem. A criança é musical por natureza, não se limita a repetir modelos preestabelecidos e regras e tem propensão a experimentar, inventar e viver a música por meio do seu corpo. Para perscrutar esse objetivo a pesquisa apresenta as seguintes questões problematizadoras: Como a música pode interferir nas relações sociais construídas no espaço escolar? Quais materiais e espaços podem potencializar o trabalho escolar para o desenvolvimento dessa manifestação artística? Qual o papel dos professores que atuam com crianças para o uso da música no ambiente escolar. Metodologicamente, o trabalho se ateve a análise de produções bibliográfica realizada em periódicos científicos e livros. A partir da identificação dos textos publicados sobre a temática elegemos aqueles que melhor respondiam ao problema da pesquisa e efetuamos uma análise qualitativa sobre eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoMusicalidadeCrianças.pdf339.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons