Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Márcia Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T17:00:01Z | - |
dc.date.available | 2021-12-06T17:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Márcia Queiroz. O desenvolvimento da musicalidade com crianças no espaço escolar. 2021.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33700 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Espaco | pt_BR |
dc.subject | Escolar | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da musicalidade com crianças no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iara Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste Trabalho de Conclusão de Curso, o tema abordado é o desenvolvimento da musicalidade das crianças no espaço escolar, a importância que o estudo da musicalidade dentro das escolas pode ajudar no aprendizado como um todo na vida dos alunos. O objetivo principal desse trabalho é mostrar que a música pode ser utilizada como instrumento para ajudar a criança em seu desenvolvimento motores, cognitivos e emocionais, ampliando o ensino e a aprendizagem. A criança é musical por natureza, não se limita a repetir modelos preestabelecidos e regras e tem propensão a experimentar, inventar e viver a música por meio do seu corpo. Para perscrutar esse objetivo a pesquisa apresenta as seguintes questões problematizadoras: Como a música pode interferir nas relações sociais construídas no espaço escolar? Quais materiais e espaços podem potencializar o trabalho escolar para o desenvolvimento dessa manifestação artística? Qual o papel dos professores que atuam com crianças para o uso da música no ambiente escolar. Metodologicamente, o trabalho se ateve a análise de produções bibliográfica realizada em periódicos científicos e livros. A partir da identificação dos textos publicados sobre a temática elegemos aqueles que melhor respondiam ao problema da pesquisa e efetuamos uma análise qualitativa sobre eles. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesenvolvimentoMusicalidadeCrianças.pdf | 339.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License