Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Lidia Cristine Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T16:48:38Z | - |
dc.date.available | 2021-12-03T16:48:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Lidia Cristine. Memorial acadêmico dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33681 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Memorial acadêmico dificuldades de aprendizagem na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://www.cead.ufu.br/institucional/equipe/coordenacoes-de-curso/maria-irene-miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é compreender as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Para tanto é abordado o conceito de alfabetização, as causas das dificuldades de aprendizagem nesse processo e qual o papel do professor alfabetizador. O trabalho foi organizado em duas partes, na primeira parte foi feito um memorial identificando a trajetória acadêmica, profissional, abordando o interesse pela alfabetização. A segunda parte apresenta o referencial teórico para respaldar a abordagem da temática. Foi feita uma pesquisa bibliográfica que tornou possível compreender que alfabetizar não se trata somente de aprender a ler e escrever. Também foi abordado sobre a dificuldade de aprendizagem e através dos estudos feitos foi possível entender quais os fatores que podem vir a contribuir para o surgimento e para o desenvolvimento das dificuldades. Por fim foi abordado sobre a importância do professor alfabetizador nesse processo e quais atitudes ele deve ter ao se deparar com as dificuldades de seus alunos. Ao final foi possível chegar à conclusão que mesmo com dificuldades a criança é capaz de aprender e que cada um tem o seu tempo certo, e o educador deve entender e compreender o tempo do aluno, mediando o processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 23 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialAcadêmicoDificuldades.pdf | 453.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.