Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Lidia Cristine Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-12-03T16:48:38Z-
dc.date.available2021-12-03T16:48:38Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lidia Cristine. Memorial acadêmico dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33681-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleMemorial acadêmico dificuldades de aprendizagem na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://www.cead.ufu.br/institucional/equipe/coordenacoes-de-curso/maria-irene-mirandapt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é compreender as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Para tanto é abordado o conceito de alfabetização, as causas das dificuldades de aprendizagem nesse processo e qual o papel do professor alfabetizador. O trabalho foi organizado em duas partes, na primeira parte foi feito um memorial identificando a trajetória acadêmica, profissional, abordando o interesse pela alfabetização. A segunda parte apresenta o referencial teórico para respaldar a abordagem da temática. Foi feita uma pesquisa bibliográfica que tornou possível compreender que alfabetizar não se trata somente de aprender a ler e escrever. Também foi abordado sobre a dificuldade de aprendizagem e através dos estudos feitos foi possível entender quais os fatores que podem vir a contribuir para o surgimento e para o desenvolvimento das dificuldades. Por fim foi abordado sobre a importância do professor alfabetizador nesse processo e quais atitudes ele deve ter ao se deparar com as dificuldades de seus alunos. Ao final foi possível chegar à conclusão que mesmo com dificuldades a criança é capaz de aprender e que cada um tem o seu tempo certo, e o educador deve entender e compreender o tempo do aluno, mediando o processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoDificuldades.pdf453.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.