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dc.creatorPereira, Jaqueline Giselli-
dc.date.accessioned2021-11-30T20:05:25Z-
dc.date.available2021-11-30T20:05:25Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jaqueline Giselli, Direitos humanos e educação: o combate à violência doméstica. 2021.28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33611-
dc.description.abstractThe school, in its social function, contributes significantly to the formation of citizens, as it seeks to support means for everyone to reflect and act in an ethical and participatory manner in society, so it is necessary to understand the importance of the dialogue between Education and Human Rights aimed at combating gender violence. In Brazil, to combat the existing gender violence, it was necessary to create the Maria da Penha Law, however the creation of this Law alone is not enough to effect the change of this practice, it is necessary to go further. It is necessary to educate for Human Rights, from childhood. The implementation of the theme of gender equality in curriculum content, in Political Pedagogical Projects and in daily pedagogical practices is the first step towards a new culture for the current generation of students, since when working in the school environment, the theme of Human Rights, focused on combating gender violence, will work to combat prejudice, stigmatization, sexism, in which women are seen as inferior to men, and, in this way, they will fight violence against women, whether physical or psychological. When you have an Education focused on gender equality, it is possible to build a more equitable and fair society for everyone, regardless of race, ethnicity, religion and gendept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.titleDireitos humanos e educação: o combate à violência domésticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047532255499546pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA escola, em sua função social, contribui significativamente na formação de cidadãos, pois, busca subsidiar meios para que todos reflitam e ajam de maneira ética e participativa na sociedade. O presente estudo tem por objetivo compreender a importância do diálogo entre Educação e Direitos Humanos voltados ao combate de violência de gênero. No Brasil para se combater a violência de gênero existente, foi necessária a criação da Lei Maria da Penha, no entanto, somente a criação dessa Lei não é o suficiente para efetivar a mudança dessa prática. Trata-se de um estudo teórico, a partir da análise crítico-reflexiva da literatura referente ao tema, assim como da legislação atinente. A análise indica que é preciso educar para os Direitos Humanos, desde a infância. A implementação da temática da igualdade de gênero nos conteúdos curriculares, nos Projetos Políticos Pedagógicos e nas práticas pedagógicas diárias é o primeiro passo dado em direção a uma nova cultura. Ao se trabalhar, no ambiente escolar, a temática de Direitos Humanos voltada ao combate da violência de gênero, haverá possibilidades de combater preconceitos, estigmatizações, sexismo, nos quais a mulher é vista como inferior ao homem, e, dessa maneira, combater-se-á a violência praticada contra a mulher, seja a violência física, seja a psicológica. Quando se tem uma Educação voltada à igualdade de gênero é possível construir uma sociedade mais equânime e justa para todos, independentemente de raça, de etnia, de religião e de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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