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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33587
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Magalhães, Maria Abadia de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T12:00:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T12:00:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Maria Abadia de Araujo. Um olhar crítico sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA). 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33587 | - |
dc.description.abstract | Abstract This work consists of a monograph developed as a Course Completion Paper (TCC), for a Degree in Pedagogy in Distance Education by the Federal University of Uberlândia, carried out during 2021. The work analyzes the National Literacy Policy (PNA); document established by the Ministry of Education and Culture - MEC, from Decree No. 9765, of April 11, 2019. This work is anchored in research of a qualitative nature. We will also rely on bibliographic research. The adopted genre will be the memorial, which constitutes, therefore, an autobiography, configuring itself as a narrative that is both historical and reflective. The school has the role of action in social transformation, and the emancipation of subjects and consequently of societies, through intentional institutional formation, seeking their development as a human being and consequently as an active subject in social transformation, as a reader of the world and of the society and life, capable of acting in the face of the natural adversities of human existence. However, we conclude that the assumptions defended by the current PNA induce the formation of a passive subject, without the necessary criticism of educational processes, and without the ability to position with the ability to master the discourse and defend their critically reflected ideas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política Nacional de Alfabetização (PNA) | pt_BR |
dc.title | Um olhar crítico sobre a política nacional de alfabetização (PNA) | pt_BR |
dc.title.alternative | A critical look at the national literacy policy(UNEP) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Duarte Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530209398344202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380929287559729 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho consiste numa monografia desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à Distância pela Universidade Federal de Uberlândia, realizado durante o ano de 2021. O trabalho analisa a Política Nacional de Alfabetização (PNA); documento instituído pelo Ministério da Educação e Cultura- MEC, a partir do Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Esse trabalho se ancora na pesquisa de natureza qualitativa. Nos apoiaremos também na pesquisa bibliográfica. O gênero adotado será o memorial, que constitui, pois, uma autobiografia, configurando-se como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva. A escola tem como papel a ação na transformação social, e a emancipação dos sujeitos e consequentemente das sociedades, por meio da formação institucional intencional, buscando seu desenvolvimento como ser humano e por consequência como sujeito ativo na transformação social, como leitor do mundo e da sociedade e da vida, capacitado para a ação diante das adversidades naturais da existência humana. Entretanto, concluímos que os pressupostos defendidos pela atual PNA induzem a formação de um sujeito passivo, sem a crítica necessária aos processos educacionais, e sem a capacidade de posicionamento com capacidade de domínio do discurso e da defesa das suas ideias refletidas criticamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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