Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Viviane Vicentina Borges-
dc.date.accessioned2021-11-29T13:36:18Z-
dc.date.available2021-11-29T13:36:18Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationALVES, Viviane Vicentina Borges. A educação como direito humano: a escolarização e sua importância para o processo de humanização. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33575-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação como direito humano: a escolarização e sua importância para o processo de humanizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.advisor1LattesGeovana Ferreira Melo Foto Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica de Santos (2017). Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, supervisionado pela Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (2017-2018). Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (2009-2012). Foi Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFU (2012-2016). Presidiu a Comissão Especial de Assessoramento para a Educação das Relações Étnico-Raciais na UFU (2014-2016). Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Quadriênio 2018-2022). Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do GEPDEBS ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior. É membro da Diretoria da RIDES ? Rede Interinstitucional de Docência na Educação Superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Membro da Red de inducción a la docencia / Rede inserção no ensino da Universidade de Sevilla ? Espanha, coordenada por Carlos Marcelo García. Atua como pesquisadora de convergência do Centro de Estudos Internacional Interinstitucional e Interdisciplinar em Direito, Economia e Finanças Públicas (CEDEFUFMG/RICDP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Red de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública (RCIDP). Atualmente preside o FORUMDIR - Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Biênio 2020-2022). Atua principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Universitária, Docência na Educação Superior, Didática, Estágio Supervisionado, Políticas de Formação de Professores. Membro do GT 04 - Didática da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e membro da ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino. Publicou vários capítulos de livros, artigos em periódicos, é autora do livro Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência.pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema Os Direitos Humanos e educação. Tem como objetivo abordar a educação como caminho pautado na construção dos direitos humanos. As práticas pedagógicas pautadas na interação e no diálogo com os estudantes contribuem para o desenvolvimento e o pensar crítico do discente e sua transformação, a partir de uma filosofia inovadora.O caminho metodológico que orientou a construção dessas reflexões foi realizado com base nos textos de alguns educadores e pesquisas bibliográficas. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender a importância de como a educação é um pilar importante, tendo em vista a preocupação de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Entende-se que a educação é uma prática social valiosa que contribui para o processo de humanização. Assim sendo, o presente estudo apresenta reflexões sobre os conteúdos relativos ao direito fundamental à educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2021-11-26-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoComoDireito.pdf466.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.