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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33575
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Alves, Viviane Vicentina Borges | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T13:36:18Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29T13:36:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Viviane Vicentina Borges. A educação como direito humano: a escolarização e sua importância para o processo de humanização. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33575 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memorial | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A educação como direito humano: a escolarização e sua importância para o processo de humanização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Geovana Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Geovana Ferreira Melo Foto Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica de Santos (2017). Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, supervisionado pela Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (2017-2018). Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (2009-2012). Foi Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFU (2012-2016). Presidiu a Comissão Especial de Assessoramento para a Educação das Relações Étnico-Raciais na UFU (2014-2016). Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Quadriênio 2018-2022). Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do GEPDEBS ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior. É membro da Diretoria da RIDES ? Rede Interinstitucional de Docência na Educação Superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Membro da Red de inducción a la docencia / Rede inserção no ensino da Universidade de Sevilla ? Espanha, coordenada por Carlos Marcelo García. Atua como pesquisadora de convergência do Centro de Estudos Internacional Interinstitucional e Interdisciplinar em Direito, Economia e Finanças Públicas (CEDEFUFMG/RICDP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Red de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública (RCIDP). Atualmente preside o FORUMDIR - Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Biênio 2020-2022). Atua principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Universitária, Docência na Educação Superior, Didática, Estágio Supervisionado, Políticas de Formação de Professores. Membro do GT 04 - Didática da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e membro da ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino. Publicou vários capítulos de livros, artigos em periódicos, é autora do livro Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema Os Direitos Humanos e educação. Tem como objetivo abordar a educação como caminho pautado na construção dos direitos humanos. As práticas pedagógicas pautadas na interação e no diálogo com os estudantes contribuem para o desenvolvimento e o pensar crítico do discente e sua transformação, a partir de uma filosofia inovadora.O caminho metodológico que orientou a construção dessas reflexões foi realizado com base nos textos de alguns educadores e pesquisas bibliográficas. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender a importância de como a educação é um pilar importante, tendo em vista a preocupação de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Entende-se que a educação é uma prática social valiosa que contribui para o processo de humanização. Assim sendo, o presente estudo apresenta reflexões sobre os conteúdos relativos ao direito fundamental à educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-11-26 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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