Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Rodrigo Lucena de-
dc.date.accessioned2021-11-24T13:22:39Z-
dc.date.available2021-11-24T13:22:39Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. L. O impacto das concessões no setor aeroportuário: comparação do desempenho econômico entre aeroportos brasileiros. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.633.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33520-
dc.description.abstractThe search for an efficient airport infrastructure is essential for a good economic performance of any country, in the case of Brazil, due to its large territorial extension, airports are crucial for the integration of the country, as well, for the efficiency of various activities that depend on the fast transport of people, goods, and is fundamental to the important Brazilian tourism chain. This relevant role that the Brazilian air transport sector has in the country's economic performance has led the Brazilian government to include some of its largest airports in the national privatization program through concession contracts. The control transferring of these important revenue-generating assets to the private sector raises expectations of a performance evolution and optimization of the use of these infrastructures. However, this separation of control (agent and principal) brings with it the emergence of informational asymmetries such as those provided in the Agency Theory, as well as the signing of long-term contracts that, according to the Theory of Incomplete Contracts, might have gaps or omissions that would allow the opportunistic behavior of the parties in order to achieve their own benefit and, consequently, affect the economic performance of airports. Thus, this research aims to compare the performance indicators of airports under the traditional model of public control with the performance indicators of airports that recently started to be controlled by private entities. For that, quantile regression models were used. The research sample is composed of the 20 largest Brazilian airports in number of passengers and cargo, 14 of which are public airports and 6 are granted to the private sector. The results point to better profitability and cost efficiency at public airports, while private airports have a superior performance in the capacity to generate revenues and to diversify the sources of these revenues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectAirportspt_BR
dc.subjectConcessõespt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectTeoria da Agênciapt_BR
dc.subjectTeoria dos Contratos Incompletospt_BR
dc.subjectConcessionspt_BR
dc.subjectPerformance indicatorspt_BR
dc.subjectAgency theorypt_BR
dc.subjectTheory of Incomplete Contractspt_BR
dc.titleO impacto das concessões no setor aeroportuário: comparação do desempenho econômico entre aeroportos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeThe impact of concessions on the airport sector: comparison of economic performance among Brazilian airportspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0096454436809091pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Ricardo Rocha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552819482890160pt_BR
dc.contributor.referee2Bonacim, Carlos Alberto Grespan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0485017858544515pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7782882918708287pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA busca por uma infraestrutura aeroportuária eficiente é providencial para o bom desempenho econômico de qualquer país. No caso do Brasil, devido à sua grande extensão territorial, os aeroportos são providenciais para a integralização do país, eficiência de várias atividades que dependem do transporte rápido de pessoas e mercadorias e fundamental para a importante cadeia do turismo brasileiro. Esse relevante papel que o setor de transporte aéreo brasileiro tem no desempenho econômico do país levou o governo brasileiro a incluir alguns de seus maiores aeroportos no programa nacional de desestatização por meio de contratos de concessões. Ao transferir o controle à iniciativa privada desses importantes ativos geradores de receitas, é esperado uma evolução de desempenho e otimização do uso dessas infraestruturas. Contudo, essa mudança na estrutura de controle (agente e principal) traz consigo o surgimento de assimetrias informacionais como as previstas na Teoria da Agência, assim como a celebração de contratos de longo prazo que, de acordo com a Teoria do Contratos Incompletos, podem apresentar lacunas ou omissões, sendo esse um motivo que permitiria o comportamento oportunista das partes a fim de lograr benefício próprio e, consequentemente, afetar o desempenho econômico dos aeroportos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo comparar os indicadores desempenho dos aeroportos sob o modelo tradicional de controle público com os indicadores de desempenho dos aeroportos que recentemente passaram a ser controlados por entidades privadas. Para isso, foram utilizados modelos de regressão quantílica. A amostra da pesquisa é composta pelos 20 maiores aeroportos brasileiros em número de passageiros e carga, sendo 14 aeroportos públicos e 6 concedidos à iniciativa privada. Os resultados apontam para uma melhor lucratividade e eficiência de custos nos aeroportos públicos, enquanto os aeroportos concedidos apresentam um desempenho superior na capacidade de gerar receitas e de diversificar as fontes dessas receitas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.633pt_BR
dc.orcid.putcode103730882-
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoConcessoesSetor.pdfDissertação ou Tese1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons