Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Prado, Tayná Portilho do | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T12:04:21Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T12:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
dc.identifier.citation | PRADO, Tayná Portilho do. Tempo em camadas: memórias de família e autorretrato. 2021. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33513 | - |
dc.description.abstract | This research on Visual Arts started from encounters with old photographs that had symbolic marks and materials due to the passage of time, such as fading, yellowing, damage, among others. Given this set, the deletions of the personal narratives of those who appeared in the photos and the deletions that occurred in the images by the action of time, in particular, stood out; especially in the figures of the brides in the registration of their marriages. It provided an investigation for traces and reverberations of these marks in the own researcher’s history, as well as in the genealogical context, and also expanded to social aspects of female deletion. Thus, memory was taken as visual poetics and understood in a kaleidoscopic way from the dialogue between several authors, such as Berson, Bosi, Halbwachs, Stern, and Pollack, sometimes moving away from the present, sometimes becoming the present itself. Thereby, based on discussions about Cecília Salles’ creation process, it was sought to understand aspects of an own path in the arts, linked to family issues. That resulted in the production of a series of self-portraits, through the painting in interaction with other languages, from the rescue, selection, and appropriation of family photographic records, (re)creating narratives and memories around the thematic triad marriage-family-woman. Based on that, the work in question promoted breaks in chronological time and in generational distances interspersed with death and relocated and recreated family memories, with similarities and dissidences with the past. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Creation process | pt_BR |
dc.subject | Autorretrato | pt_BR |
dc.subject | Self-portrait | pt_BR |
dc.subject | Pintura expandida | pt_BR |
dc.subject | Expanded painting | pt_BR |
dc.subject | Memórias de família | pt_BR |
dc.subject | Family memories | pt_BR |
dc.title | Tempo em camadas: memórias de família e autorretrato | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2979644366089603 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Boaventura, Maria Carolina Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5199036435753516 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Rodrigo Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4598876696156622 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3259508867287299 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa em Artes Visuais partiu de encontros com fotografias antigas que apresentavam marcas simbólicas e materiais forjadas pelo tempo, como desbotamento, amarelamento, danificação, entre outros. Diante desse conjunto, destacou-se, em especial, os apagamentos das narrativas pessoais daqueles que apareciam nas fotos e dos próprios apagamentos ocorridos nas imagens pela ação do tempo, principalmente nas figuras das noivas no registro de seus matrimônios. Isso propiciou uma investigação por vestígios e reverberações dessas marcas na própria história da pesquisadora, bem como no contexto genealógico e, ainda, expandido para aspectos sociais do apagamento feminino. Dessa forma, a memória foi tomada como poética visual e compreendida de forma caleidoscópica a partir do diálogo entre vários autores, como Bergson, Bosi, Halbwachs, Stern e Pollack, ora se distanciando do presente, ora se tornando o próprio presente. Assim, com base nas discussões sobre processo de criação de Cecília Salles, buscou-se compreender aspectos de um caminho próprio em artes, vinculada a questões de família. Isso resultou na produção de um conjunto seriado de autorretratos, através da pintura em interface com outras linguagens, a partir do resgate, seleção e apropriação de registros fotográficos familiares, (re)criando narrativas e memórias em torno da tríade temática casamento-família- mulher. Com base nisso, o trabalho em questão promoveu rupturas no tempo cronológico e nos distanciamentos geracionais entremeados pela morte e realocou e recriou memórias familiares, com semelhanças e dissidências com o passado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 88 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TempoEmCamadas.pdf | 5.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License