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dc.creatorGuerra, Ana Clara-
dc.date.accessioned2021-11-23T16:24:09Z-
dc.date.available2021-11-23T16:24:09Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationGUERRA, Ana Clara. UFU Acusmática: a exploração artística das paisagens sonoras do Campus Santa Mônica. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.408.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33496-
dc.description.abstractThis research focuses on the field of soundscape studies and aims at carrying out a work of documentation and artistic creation with soundscapes recorded in the Santa Mônica Campus of the Federal University of Uberlândia, in Minas Gerais. The question that guides this research is: which approaches, techniques and methodologies can be employed in soundscape composition in order to highlight important features and details that, otherwise, might go unnoticed in the University soundscape? This research involved bibliographic studies, analyses of the works Into the Labyrinth (Hildegard Westerkamp) and Espaces Cachés (Jonty Harrison), field recording sessions, and the use of the audio samples in the composition of electroacoustic musical works in the context of immersive audio aiming at articulating the study and reflections generated in the previous steps. The creative output comprises four binaural electroacoustic works, which are available online. As part of the compositional process, I sought to reflect upon the main concepts related to the study of soundscapes, listening and space in electroacoustic music, the characteristics of the Santa Mônica Campus soundscapes and my memory and experience as a member of the University's academic community, in addition to articulating dialogues with the analyzed repertoire. The narratives of the pieces aim at providing both a documentary and an artistic record of the campus soundscapes, establishing links between memory and imagination.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpaisagem sonorapt_BR
dc.subjectsoundscapept_BR
dc.subjectcomposiçãopt_BR
dc.subjectcompositionpt_BR
dc.subjectmúsica eletroacústicapt_BR
dc.subjectelectroacoustic musicpt_BR
dc.titleUFU Acusmática: a exploração artística das paisagens sonoras do Campus Santa Mônicapt_BR
dc.title.alternativeAcousmatic UFU: the artistic exploration of the Santa Mônica Campus soundscapespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.contributor.referee1Quaranta, Daniel Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4362742581917920pt_BR
dc.contributor.referee2Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0819315912991125pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está contextualizada no âmbito da paisagem sonora e teve por objetivo realizar um trabalho de documentação e criação artística com as paisagens sonoras do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. A questão que direciona este percurso de pesquisa é: que diferentes abordagens, técnicas e metodologias podem ser empregadas na composição de paisagem sonora visando salientar características importantes e detalhes que, de outra forma, poderiam passar despercebidos no ambiente sonoro da Universidade? Esta pesquisa envolveu, para tanto, estudo bibliográfico, análise das obras Into the Labyrinth (Hildegard Westerkamp) e Espaces Cachés (Jonty Harrison), um trabalho de gravação de campo, e, com as amostras captadas, o desenvolvimento de um trabalho composicional em contexto de áudio imersivo que buscou articular o estudo e reflexões geradas nas etapas anteriores. O trabalho criativo resultou na criação de quatro obras eletroacústicas binaurais, que foram disponibilizadas para acesso online. No processo composicional vivenciado buscou-se elaborar reflexões sobre os conceitos pilares relacionados ao campo de estudo da paisagem sonora, concepções sobre escuta, as características das paisagens sonoras do campus Santa Mônica e a memória e experiência vivenciadas enquanto membro da comunidade acadêmica da Universidade, além de articular diálogos com o repertório analisado. A narrativa das peças buscou estabelecer tanto um registro documental quanto artístico das paisagens sonoras do campus, articulando jogos entre memória e imaginação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration117pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.408pt_BR
dc.orcid.putcode103667405-
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoEletroacústicapt_BR
dc.subject.autorizadoRegistros sonorospt_BR
dc.subject.autorizadoArte e músicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

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