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dc.creatorCaldeira, Bruno-
dc.date.accessioned2021-11-23T16:04:52Z-
dc.date.available2021-11-23T16:04:52Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495-
dc.description.abstractThis paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectconstrução de performances vocaispt_BR
dc.subjectestética vocal dos gênerospt_BR
dc.subjecthabitus vocalpt_BR
dc.subjectcantores e cantoras transgênerospt_BR
dc.subjecteducação músico-vocalpt_BR
dc.subjectvocal performances constructionpt_BR
dc.subjectgender vocal aestheticpt_BR
dc.subjectvocal habituspt_BR
dc.subjecttransgender singerspt_BR
dc.subjectmusical­vocal educationpt_BR
dc.titleEm que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgênerospt_BR
dc.title.alternativeWhat gender do I sing in? The operation of gender in the construction of vocal performances by transgender singerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jusamara Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7515925507360029pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.contributor.referee3Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4843871213237386pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desvelar a operação do gênero na construção de performances vocais de cantores e cantoras transgêneros. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as pessoas constroem suas performances vocais tendo como base uma “estética vocal dos gêneros”. Nesse contexto, os conceitos de música como prática social (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gênero como construção social (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) e socialização (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) foram tomados como referencial teórico desta pesquisa. Como método, adota-se a perspectiva do estudo de caso como um construto teórico (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013). O trabalho propõe que, tendo por base a estética vocal dos gêneros, que dispõe os valores e significados para as vozes com base em padrões binários de masculinidades e feminilidades, os indivíduos constroem habitus vocais a partir dos quais se constroem as performances vocais que, a princípio, precisam se enquadrar nos padrões de masculinidades e feminilidades vocais naturalizados pela operação do gênero nas vozes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration205pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410pt_BR
dc.orcid.putcode103667404-
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica - Execuçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.autorizadoCantorespt_BR
dc.subject.autorizadoPessoas transgênero - Identidadept_BR
dc.subject.autorizadoCantoraspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

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