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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Caldeira, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T16:04:52Z | - |
dc.date.available | 2021-11-23T16:04:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.citation | CALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495 | - |
dc.description.abstract | This paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | construção de performances vocais | pt_BR |
dc.subject | estética vocal dos gêneros | pt_BR |
dc.subject | habitus vocal | pt_BR |
dc.subject | cantores e cantoras transgêneros | pt_BR |
dc.subject | educação músico-vocal | pt_BR |
dc.subject | vocal performances construction | pt_BR |
dc.subject | gender vocal aesthetic | pt_BR |
dc.subject | vocal habitus | pt_BR |
dc.subject | transgender singers | pt_BR |
dc.subject | musicalvocal education | pt_BR |
dc.title | Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros | pt_BR |
dc.title.alternative | What gender do I sing in? The operation of gender in the construction of vocal performances by transgender singers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Lilia Neves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Jusamara Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7515925507360029 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Jaqueline Soares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0183785831384933 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Morato, Cintia Thais | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4843871213237386 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo desvelar a operação do gênero na construção de performances vocais de cantores e cantoras transgêneros. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as pessoas constroem suas performances vocais tendo como base uma “estética vocal dos gêneros”. Nesse contexto, os conceitos de música como prática social (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gênero como construção social (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) e socialização (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) foram tomados como referencial teórico desta pesquisa. Como método, adota-se a perspectiva do estudo de caso como um construto teórico (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013). O trabalho propõe que, tendo por base a estética vocal dos gêneros, que dispõe os valores e significados para as vozes com base em padrões binários de masculinidades e feminilidades, os indivíduos constroem habitus vocais a partir dos quais se constroem as performances vocais que, a princípio, precisam se enquadrar nos padrões de masculinidades e feminilidades vocais naturalizados pela operação do gênero nas vozes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 205 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103667404 | - |
dc.crossref.doibatchid | 57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1 | - |
dc.subject.autorizado | Música | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Música - Execução | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Canto - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cantores | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Pessoas transgênero - Identidade | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cantoras | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
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