Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Angela Carla de Paiva Ribeiro da-
dc.date.accessioned2021-11-19T14:44:10Z-
dc.date.available2021-11-19T14:44:10Z-
dc.date.issued2021-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Angela Carla de Paiva Ribeiro da. A música no processo de alfabetização. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33462-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA Música no Processo de Alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso foi organizado em duas seções. Na primeira apresento o meu memorial escrito na forma de texto descritivo – narrativo, analisando e refletindo sobre acontecimentos de minha trajetória acadêmica e profissional. A escrita seguiu uma ordem cronológica: da infância até o presente momento da vida, explorando as lembranças, analisando-as à luz da compreensão e do conhecimento acadêmico e social acumulado. Na sequência, destaco meu processo formativo, as atividades que mais me identifiquei no curso de Pedagogia e a relação com o tema da alfabetização, que se faz presente neste trabalho. Por meio de pesquisa bibliográfica, constatamos que as atividades musicais e rítmicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, afetivo e emocional. Acreditamos na necessidade de se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da língua utilizando a música como um recurso lúdico para que o aluno possa desenvolver as habilidades de interpretar, compreender e transformar o meio social em que vive. A temática sobre a alfabetização é um assunto que não se esgota e merece mais estudos relacionados à música no processo de aquisição da língua escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MúsicaProcessoAlfabetização.pdf416.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.