Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33462
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Angela Carla de Paiva Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T14:44:10Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19T14:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Angela Carla de Paiva Ribeiro da. A música no processo de alfabetização. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33462 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Música no Processo de Alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso foi organizado em duas seções. Na primeira apresento o meu memorial escrito na forma de texto descritivo – narrativo, analisando e refletindo sobre acontecimentos de minha trajetória acadêmica e profissional. A escrita seguiu uma ordem cronológica: da infância até o presente momento da vida, explorando as lembranças, analisando-as à luz da compreensão e do conhecimento acadêmico e social acumulado. Na sequência, destaco meu processo formativo, as atividades que mais me identifiquei no curso de Pedagogia e a relação com o tema da alfabetização, que se faz presente neste trabalho. Por meio de pesquisa bibliográfica, constatamos que as atividades musicais e rítmicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, afetivo e emocional. Acreditamos na necessidade de se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da língua utilizando a música como um recurso lúdico para que o aluno possa desenvolver as habilidades de interpretar, compreender e transformar o meio social em que vive. A temática sobre a alfabetização é um assunto que não se esgota e merece mais estudos relacionados à música no processo de aquisição da língua escrita. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MúsicaProcessoAlfabetização.pdf | 416.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.