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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33459
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Almeida, Yuri Mendonça de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T13:42:01Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19T13:42:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Yuri Mendonça de. Análise dos níveis de acessibilidade urbana da avenida Segismundo Pereira em Uberlândia/MG pelo método do IACT. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33459 | - |
dc.description.abstract | The exploration of accessibility and mobility issues in urban centers are important for the implementation of projects in the field of Transportation Engineering, since it must be considered in its conception, structural elements that provide comfort and safety to future users. Thus, this enables management measures to be implemented in different scales, in order to meet national, regional or local demands. In this context, the present work aims to classify, map, evaluate and compare the urban accessibility index of public transportation systems in bus corridors in the city of Uberlândia, Minas Gerais, according to the requirements of the Accessibility Index of Sidewalks and Crossings (IACT). This study applies the IACT method on a local scale, based on the geographic characterization of the selected area, as well as by the application of geotechnologies that allow the collection, extraction and manipulation of data in large quantities and derived from different sources of information, as well as an adaptation of the method to the local reality through the selection of attributes and application of a social scope survey. The conclusions for such applications were related to the verification of the quality, efficiency and availability of urban mobility facilitating devices in the analyzed stretches, since the results from this study will be useful for future projects that can be replicated in different locations distributed in the urban perimeter of a city. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologias | pt_BR |
dc.subject | IACT | pt_BR |
dc.subject | Public transport | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Mobility | pt_BR |
dc.subject | Geotechnologies | pt_BR |
dc.title | Análise dos níveis de acessibilidade urbana da avenida Segismundo Pereira em Uberlândia/MG pelo método do IACT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Rogério Lemos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4253193151862752 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nardez, Nassau de Nogueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8725636858938325 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Garcia, Patrícia Baldini de Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1509105994022410 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9353449535746212 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A exploração das questões de acessibilidade e mobilidade em centros urbanos são importantes quanto à implantação de projetos no âmbito da Engenharia de Transportes, uma vez que se deve considerar em sua concepção, elementos estruturais que forneçam conforto e segurança dos futuros usuários. Deste modo, isso possibilita que medidas de gestão possam ser implantadas em diferentes escalas, com a finalidade de se atender as demandas nacionais, regionais ou locais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo classificar, mapear, avaliar e comparar o índice de acessibilidade urbana de sistema do transporte público em corredores de ônibus no município de Uberlândia, Minas Gerais, de acordo com os requisitos requeridos pelo Índice de Acessibilidade de Calçadas e Travessias (IACT). Este estudo aplica o método IACT em escala local, com base na caracterização geográfica da área selecionada, bem como pela aplicação de geotecnologias que permitam coletar, extrair e manipular dados em grandes quantidades e derivados de diferentes fontes de informação, bem como uma adaptação do método para a realidade local através da seleção de atributos e aplicação de uma pesquisa de âmbito social. As conclusões para tais aplicações foram relacionadas a verificação da qualidade, eficiência e disponibilidade dos dispositivos facilitadores da mobilidade urbana nos trechos analisados, visto que os resultados provenientes deste estudo serão úteis para futuros projetos que podem ser replicados em diferentes localidades distribuídas no perímetro urbano de um município. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103479587 | - |
dc.description.embargo | 2021-11-19 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
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