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dc.creatorAlmeida, Yuri Mendonça de-
dc.date.accessioned2021-11-19T13:42:01Z-
dc.date.available2021-11-19T13:42:01Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Yuri Mendonça de. Análise dos níveis de acessibilidade urbana da avenida Segismundo Pereira em Uberlândia/MG pelo método do IACT. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33459-
dc.description.abstractThe exploration of accessibility and mobility issues in urban centers are important for the implementation of projects in the field of Transportation Engineering, since it must be considered in its conception, structural elements that provide comfort and safety to future users. Thus, this enables management measures to be implemented in different scales, in order to meet national, regional or local demands. In this context, the present work aims to classify, map, evaluate and compare the urban accessibility index of public transportation systems in bus corridors in the city of Uberlândia, Minas Gerais, according to the requirements of the Accessibility Index of Sidewalks and Crossings (IACT). This study applies the IACT method on a local scale, based on the geographic characterization of the selected area, as well as by the application of geotechnologies that allow the collection, extraction and manipulation of data in large quantities and derived from different sources of information, as well as an adaptation of the method to the local reality through the selection of attributes and application of a social scope survey. The conclusions for such applications were related to the verification of the quality, efficiency and availability of urban mobility facilitating devices in the analyzed stretches, since the results from this study will be useful for future projects that can be replicated in different locations distributed in the urban perimeter of a city.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectIACTpt_BR
dc.subjectPublic transportpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectMobilitypt_BR
dc.subjectGeotechnologiespt_BR
dc.titleAnálise dos níveis de acessibilidade urbana da avenida Segismundo Pereira em Uberlândia/MG pelo método do IACTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.contributor.referee1Nardez, Nassau de Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8725636858938325pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Patrícia Baldini de Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1509105994022410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9353449535746212pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA exploração das questões de acessibilidade e mobilidade em centros urbanos são importantes quanto à implantação de projetos no âmbito da Engenharia de Transportes, uma vez que se deve considerar em sua concepção, elementos estruturais que forneçam conforto e segurança dos futuros usuários. Deste modo, isso possibilita que medidas de gestão possam ser implantadas em diferentes escalas, com a finalidade de se atender as demandas nacionais, regionais ou locais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo classificar, mapear, avaliar e comparar o índice de acessibilidade urbana de sistema do transporte público em corredores de ônibus no município de Uberlândia, Minas Gerais, de acordo com os requisitos requeridos pelo Índice de Acessibilidade de Calçadas e Travessias (IACT). Este estudo aplica o método IACT em escala local, com base na caracterização geográfica da área selecionada, bem como pela aplicação de geotecnologias que permitam coletar, extrair e manipular dados em grandes quantidades e derivados de diferentes fontes de informação, bem como uma adaptação do método para a realidade local através da seleção de atributos e aplicação de uma pesquisa de âmbito social. As conclusões para tais aplicações foram relacionadas a verificação da qualidade, eficiência e disponibilidade dos dispositivos facilitadores da mobilidade urbana nos trechos analisados, visto que os resultados provenientes deste estudo serão úteis para futuros projetos que podem ser replicados em diferentes localidades distribuídas no perímetro urbano de um município.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.orcid.putcode103479587-
dc.description.embargo2021-11-19-
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