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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Correntino, Déborah Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T15:35:47Z | - |
dc.date.available | 2021-11-16T15:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.citation | CORRENTINO, Déborah Alves. Expressão cultural e participação política nos Estados Unidos: a black music norte-americana na luta pelos direitos civis na década de 1960.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33385 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Direitos civis | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos da América | pt_BR |
dc.title | Expressão cultural e participação política nos Estados Unidos: a black music norte-americana na luta pelos direitos civis na década de 1960 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Prado, Débora Figueiredo Mendonça do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Selis, Lara Martim Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Marrielle Maia Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo apresentar como a música popular negra foi inserida no movimento pelos direitos civis na década de 60, em decorrência das práticas segregacionista sustentadas pelos governos estaduais, o indeferimento de direitos políticos da comunidade negra e os crimes cometidos por grupos supremacistas brancos. Partindo da hipótese de que as produções musicais engajadas politicamente foram essenciais para unificar as experiências compartilhadas na comunidade negra, a pesquisa se baseou tanto nos aspectos históricos, através de revisões documentais, quanto nos gêneros musicais e composições de caráter denunciativo e empoderador da época em questão. Por fim, conclui-se que a música no movimento comporta como um estimulante cultural e também como fonte de diálogo e denúncia do racismo vivenciado pelos negros naquele momento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
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File | Description | Size | Format | |
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ExpressãoCulturalParticipação.pdf | 262.39 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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