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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33339
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Renato Azevedo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-11T18:45:02Z | - |
dc.date.available | 2021-11-11T18:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renato Azevedo da. A Educação Ambiental na América Latina: previsão legal para abordagem do tema na educação formal. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33339 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Texto constitucional | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental na América Latina: previsão legal para abordagem do tema na educação formal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonzaga, Eunir Augusto Reis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8999486450017521 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paula, Isabella Rodrigues da Cunha e | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7490766276318901 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo levantar dados e refletir sobre a previsão legal da Educação Ambiental (EA) nos países da América Latina. Para tanto optou-se pela pesquisa documental. Foram analisados os textos constitucionais bem como leis, resoluções e programas de 19 países da América do Sul e Central. Os resultados mostram que apenas seis dos 19 países possuem alguma previsão legal para EA, o que corresponde apenas 32% dos países avaliados. São eles: Argentina, Brasil, Equador, Peru, Panamá e Venezuela. Dentre esses seis países, três definem claramente a obrigatoriedade da EA em todos os níveis de ensino. São eles: A Argentina, Brasil e Venezuela. O Brasil, segundo os dados obtidos nesse estudo, parece ser o único país que possui uma diretriz curricular nacional para EA. Esperávamos que a EA estivesse mais institucionalizada na América Latina, inclusive pelas reuniões organizadas pelas Nações Unidas e iniciativas como o Programa Latino Americano de Educação Ambiental (PLACEA). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103040009 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária |
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EducaçãoAmbientalAmérica.pdf | 429.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
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