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dc.creatorMartins, Jamille Késsia Araújo-
dc.date.accessioned2021-11-11T18:36:16Z-
dc.date.available2021-11-11T18:36:16Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Jamille Kessia Araujo. Modelagem matemática e computacional do escoamento turbulento de uma tubulação de UFCC. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33337-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectTurbulentopt_BR
dc.subjectVálvulapt_BR
dc.subjectCurvaturapt_BR
dc.subjectTurbulênciapt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectRecirculaçãopt_BR
dc.titleModelagem matemática e computacional do escoamento turbulento de uma tubulação de UFCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Tsuruta, Karina Mayumi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5352211753451130pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648041262768791pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO escoamento turbulento através de acessórios como válvulas, curvaturas, e tês estão presentes em diversas aplicações industriais. O fluxo através destas estruturas é caracterizado por significativa dissipação de energia ou perda de momento, no qual provoca ao escoamento efeitos tais como instabilidades, recirculação, escoamento secundário e separação da camada limite. Logo para as industrias, obter informações detalhadas em trechos com a presença de tais acessórios torna-se extremamente necessário. Este trabalho tem como objetivo o estudo e a análise do escoamento interno de uma tubulação de UFCC, sendo este trabalho limitado na construção de malhas, capazes de descrever o escoamento ao longo de um trecho de tubulação, para diferentes ângulos de abertura da válvula inserida, em priore na região ao longo da curvatura até a zona de entrada do fluido por tal, no qual é caracterizado por efeitos tais como recirculação, separação da camada limite e escoamento secundário. Além disso também é avaliado resultados preliminares de uma malha teste de baixa qualidade mas capaz de gerar resultados aceitáveis, como meio de análise superficial destes efeitos. Na etapa de elaboração das malhas para diferentes ângulos de abertura, ainda com limitação computacional, estas se demonstraram capazes de gerar resultados aceitáveis segundo os parâmetros de qualidade Skewness e Orthogonaly Quality analisados, entretanto no presente estudo é salientado a importância de procedimentos que não puderam ser realizados como o teste de independência de malha e verificação e ou ajuste do (y+) da parede. Já para os resultados preliminares da malha teste foi possível identificar mesmo que levemente efeitos esperados segundo a literatura decorrentes de acessórios de tubulação, como válvulas e curvaturas, uma vez que, se tratam de regiões de significativa dissipação de energia ou perda de momento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode103039751-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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