Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Laíse Aparecida-
dc.date.accessioned2021-11-11T18:30:31Z-
dc.date.available2021-11-11T18:30:31Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationROCHA, Laíse Aparecida. Memórias da alfabetização: a importância do hábito de leitura no processo de alfabetização. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33336-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleMemórias da alfabetização: a importância do hábito de leitura no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeMemories of literacy: the importance of reading habits in the literacy processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee1blind review, blind review-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2blind review, blind review-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545963037459587pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática da alfabetização, objetivando descrever as experiências pessoais, acadêmicas até chegar à formação no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia. Este trabalho sintetiza os momentos marcantes e significativos no processo de formação e construção do conhecimento, possibilitando através de uma pesquisa de natureza bibliográfica, estudar diversos autores importantes da educação, trazendo os principais pensamentos de Paulo Freire (1989-2001), Magda Soares (2014), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985) e Maria Mortatti(2014-2016). Entre outros pontos importantes contempla um breve histórico da alfabetização, as suas principais concepções e características, analisando sobre a evolução da metodologia e das práticas pedagógicas dos professores em sala de aula e a importância da leitura, apresentando projetos e programas que viabilizam o ato de ler dentro do contexto escolar e familiar. Explorando as diversas possibilidades nos processos didático-pedagógicos, com a participação ativa e particular do aluno, transformando alunos leitores, incentivando e despertando a curiosidade em desenvolver o hábito de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemóriasDaAlfabetização.pdfTCC653.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.