Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33336
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Laíse Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-11T18:30:31Z | - |
dc.date.available | 2021-11-11T18:30:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Laíse Aparecida. Memórias da alfabetização: a importância do hábito de leitura no processo de alfabetização. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33336 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Memórias da alfabetização: a importância do hábito de leitura no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.title.alternative | Memories of literacy: the importance of reading habits in the literacy process | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | blind review, blind review | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | blind review, blind review | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545963037459587 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a temática da alfabetização, objetivando descrever as experiências pessoais, acadêmicas até chegar à formação no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia. Este trabalho sintetiza os momentos marcantes e significativos no processo de formação e construção do conhecimento, possibilitando através de uma pesquisa de natureza bibliográfica, estudar diversos autores importantes da educação, trazendo os principais pensamentos de Paulo Freire (1989-2001), Magda Soares (2014), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985) e Maria Mortatti(2014-2016). Entre outros pontos importantes contempla um breve histórico da alfabetização, as suas principais concepções e características, analisando sobre a evolução da metodologia e das práticas pedagógicas dos professores em sala de aula e a importância da leitura, apresentando projetos e programas que viabilizam o ato de ler dentro do contexto escolar e familiar. Explorando as diversas possibilidades nos processos didático-pedagógicos, com a participação ativa e particular do aluno, transformando alunos leitores, incentivando e despertando a curiosidade em desenvolver o hábito de leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 25 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemóriasDaAlfabetização.pdf | TCC | 653.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.