Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Michele Alves Ferreira-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:53:32Z-
dc.date.available2021-11-08T19:53:32Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationBARBOSA, Michele Alves Ferreira. Funções cognitivas e regulação emocional de atletas de e-sports. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33233-
dc.description.abstractElectronic sports (or e-sports) have gained an enormous space in media and in the sports world in recent years. The athletes of this modality have strict training routines, as well as multiprofissional techinical team, with coaches, nutritionists, phyisiotherapists and psychologists, who help in the formation and care of the athletes. An e-sports athlete needs a set of cognitives and emotionals skills to have a good performance in a match. The aim of this study was to investigate the cognitive and emotional processes in e-sports athletes according to gender and modality of the game, time of participation in the competition team, participation in competitions in the last six months and the existence of psychological support in the team. Thirty nine e-sports athletes ( =21,13 years; SD=2,25), majority of males (32), have participated in the study answering the Depression, Anxiety, and Stress _21 and four experimental tasks in random order: Go/No-Go (attention), Corsi Blocks (work memory), WSCT (cognitive flexibility) and emotional regulation. The results have showed difference in the cognitive aspects between individuals who practice diferente types of games, as well as a correlation between these cognitives and emotionals processes investigated. Ultimately, the presente study emphasized the importance of the sports psychologist in e-sports teams. The contribution of this professional is not limited to manegement of the emotional aspects in view of the demands of a highly competitive and exhausting environment. In addition to assisting in the pursuit for the athlete's well-being, the beneficial effects of psychological support on the cognitive functions of e-sports athletes were revealed.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectE-sportspt_BR
dc.subjectE-sportspt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectAttentionpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectExecutive Functionspt_BR
dc.subjectRegulação emocionalpt_BR
dc.subjectEmotion Regulationpt_BR
dc.titleFunções cognitivas e regulação emocional de atletas de e-sportspt_BR
dc.title.alternativeCognitive functions and emotional regulation of esports athletespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardino, Leonardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4936588375936437pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Victor Cavallari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360848104914023pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721093345728481pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO esporte eletrônico (ou e-sports) conquistou nos últimos anos um enorme espaço na mídia e no mundo esportivo. Os atletas dessa modalidade possuem rotinas de treinamento rígidas, assim como equipe técnica multiprofissional, com técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, que ajudam na formação e nos cuidados com o atleta. Um atleta de e-sports, para ter um bom desempenho em uma partida, necessita de um conjunto de habilidades cognitivas e emocionais. O objetivo do presente trabalho foi investigar os processos cognitivos e emocionais em atletas de e-sports em função do gênero e da modalidade do jogo, do tempo de participação na equipe de competição, da participação em competições nos últimos seis meses e da existência de acompanhamento psicológico na equipe. Trinta e nove atletas de e-sports ( =21,13 anos; DP=2,25), a maioria do sexo masculino (32), participaram do estudo respondendo à Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse – 21 (DASS-21) e a quatro tarefas experimentais, realizadas em ordem aleatória: Agir/Não-Agir (atenção), blocos de Corsi (memória de trabalho), WCST (flexibilidade cognitiva) e regulação emocional. Os resultados apontaram diferenças nos aspectos cognitivos entre indivíduos que praticam tipos distintos de jogos, assim como uma correlação entre estes processos cognitivos e emocionais investigados. Por fim, o presente estudo destacou a importância do psicólogo esportivo em equipes de e-sports. A contribuição deste profissional não se limita ao manejo de aspectos emocionais, face às exigências de um meio altamente competitivo e desgastante. Além de auxiliar na busca do bem-estar do atleta, revelou-se os efeitos benéficos do acompanhamento psicológico sobre as funções cognitivas dos atletas de e-sports.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.orcid.putcode102836111-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FunçõesCognitivasRegulação.pdfDissertação525.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons