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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33233
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barbosa, Michele Alves Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T19:53:32Z | - |
dc.date.available | 2021-11-08T19:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Michele Alves Ferreira. Funções cognitivas e regulação emocional de atletas de e-sports. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33233 | - |
dc.description.abstract | Electronic sports (or e-sports) have gained an enormous space in media and in the sports world in recent years. The athletes of this modality have strict training routines, as well as multiprofissional techinical team, with coaches, nutritionists, phyisiotherapists and psychologists, who help in the formation and care of the athletes. An e-sports athlete needs a set of cognitives and emotionals skills to have a good performance in a match. The aim of this study was to investigate the cognitive and emotional processes in e-sports athletes according to gender and modality of the game, time of participation in the competition team, participation in competitions in the last six months and the existence of psychological support in the team. Thirty nine e-sports athletes ( =21,13 years; SD=2,25), majority of males (32), have participated in the study answering the Depression, Anxiety, and Stress _21 and four experimental tasks in random order: Go/No-Go (attention), Corsi Blocks (work memory), WSCT (cognitive flexibility) and emotional regulation. The results have showed difference in the cognitive aspects between individuals who practice diferente types of games, as well as a correlation between these cognitives and emotionals processes investigated. Ultimately, the presente study emphasized the importance of the sports psychologist in e-sports teams. The contribution of this professional is not limited to manegement of the emotional aspects in view of the demands of a highly competitive and exhausting environment. In addition to assisting in the pursuit for the athlete's well-being, the beneficial effects of psychological support on the cognitive functions of e-sports athletes were revealed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | E-sports | pt_BR |
dc.subject | E-sports | pt_BR |
dc.subject | Atenção | pt_BR |
dc.subject | Attention | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject | Executive Functions | pt_BR |
dc.subject | Regulação emocional | pt_BR |
dc.subject | Emotion Regulation | pt_BR |
dc.title | Funções cognitivas e regulação emocional de atletas de e-sports | pt_BR |
dc.title.alternative | Cognitive functions and emotional regulation of esports athletes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bernardino, Leonardo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4936588375936437 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rossini, Joaquim Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5140738433758718 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Victor Cavallari | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1360848104914023 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721093345728481 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O esporte eletrônico (ou e-sports) conquistou nos últimos anos um enorme espaço na mídia e no mundo esportivo. Os atletas dessa modalidade possuem rotinas de treinamento rígidas, assim como equipe técnica multiprofissional, com técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, que ajudam na formação e nos cuidados com o atleta. Um atleta de e-sports, para ter um bom desempenho em uma partida, necessita de um conjunto de habilidades cognitivas e emocionais. O objetivo do presente trabalho foi investigar os processos cognitivos e emocionais em atletas de e-sports em função do gênero e da modalidade do jogo, do tempo de participação na equipe de competição, da participação em competições nos últimos seis meses e da existência de acompanhamento psicológico na equipe. Trinta e nove atletas de e-sports ( =21,13 anos; DP=2,25), a maioria do sexo masculino (32), participaram do estudo respondendo à Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse – 21 (DASS-21) e a quatro tarefas experimentais, realizadas em ordem aleatória: Agir/Não-Agir (atenção), blocos de Corsi (memória de trabalho), WCST (flexibilidade cognitiva) e regulação emocional. Os resultados apontaram diferenças nos aspectos cognitivos entre indivíduos que praticam tipos distintos de jogos, assim como uma correlação entre estes processos cognitivos e emocionais investigados. Por fim, o presente estudo destacou a importância do psicólogo esportivo em equipes de e-sports. A contribuição deste profissional não se limita ao manejo de aspectos emocionais, face às exigências de um meio altamente competitivo e desgastante. Além de auxiliar na busca do bem-estar do atleta, revelou-se os efeitos benéficos do acompanhamento psicológico sobre as funções cognitivas dos atletas de e-sports. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 102836111 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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