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dc.creatorAssumpção, Gabriela de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-04T14:52:04Z-
dc.date.available2021-11-04T14:52:04Z-
dc.date.issued2021-10-26-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Gabriela de Oliveira. Aplicação de método quantitativo de previsão de demanda em uma doceria. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33114-
dc.description.abstractMicroenterprises are an alternative for thousands of workers who resort to entrepreneurship as a source of income, especially in crisis contexts. In this sense, it is important to use techniques for managing production systems, highlighting those for forecasting and managing demand. Thus, the objective of this article is to apply a quantitative method of demand forecasting in a microenterprise in the handmade sweets and cakes sector, in order to maintain adequate levels of raw material stock and support demand management decisions. As for the methodology, a case study was carried out, which followed the following steps: surveying the historical data of the family of ready-to-deliver products; analyze the time series and define the quantitative forecasting model; apply and validate the model; calculate raw material requirements; conduct market research in order to guide demand management strategies. The results showed that the time series decomposition model presented accurate forecast values, which allowed the calculation of the weekly raw material requirement of the ready-to-deliver family. In turn, market research showed the factors influencing the purchase decision of customers, the most relevant being the price of the products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrevisão de demandapt_BR
dc.subjectDemand forecastpt_BR
dc.subjectDecomposição de série temporalpt_BR
dc.subjectTime series decompositionpt_BR
dc.subjectGestão da demandapt_BR
dc.subjectDemand managementpt_BR
dc.titleAplicação de método quantitativo de previsão de demanda em uma doceriapt_BR
dc.title.alternativeApplication of quantitative demand forecasting method in a bakerypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2547241520865681pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Déborah Oliveira Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585626379231005pt_BR
dc.contributor.referee2Castillo, Lúcio Abimael Medrano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334229768018371pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs microempresas são uma alternativa para milhares de trabalhadores que recorrem ao empreendedorismo como fonte de renda, principalmente em contextos de crise. Neste sentido, torna-se importante a utilização de técnicas de gerenciamento dos sistemas produtivos, dentre estas aquelas de previsão e gestão da demanda. Assim, o objetivo deste artigo é aplicar um método quantitativo de previsão de demanda em uma microempresa do setor de doces e bolos artesanais, a fim de manter os níveis adequados de estoque de matérias-primas e subsidiar as decisões de gestão da demanda. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo de caso, que seguiu as seguintes etapas: realizar o levantamento dos dados históricos da família de produtos de pronta-entrega; analisar a série temporal e definir o modelo quantitativo de previsão; aplicar e validar o modelo; calcular as necessidades de matérias-primas; realizar uma pesquisa de mercado a fim de direcionar as estratégias de gestão da demanda. Os resultados mostraram que o modelo de decomposição de série temporal apresentou valores acurados de previsão, que permitiram o cálculo da necessidade de matéria-prima semanal da família de pronta-entrega. Por sua vez, a pesquisa de mercado mostrou os fatores de influência na decisão de compra dos clientes, sendo o mais relevante o preço dos produtos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode102635138-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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