Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Paula Magna-
dc.date.accessioned2021-11-03T22:18:53Z-
dc.date.available2021-11-03T22:18:53Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Paula Magna Rezende. Educação Inclusiva: reflexões a partir de um relato de experiência. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33093-
dc.description.abstractIn Brazil, the inclusion of students with special educational needs in regular education is foreseen by law, aiming at the development of effective learning and the right to live fully with other children of the same age. The present study discusses the insertion of students who have special educational needs, addressing inclusive education as a right for all. Thus, this work aims to raise reflections on the aspects that permeate the teaching-learning process of students with special educational needs, dealing with the difficulties and challenges encountered in this process. To raise reflections on aspects related to inclusion, we started with a report of an internship experience carried out in the Include Project of the Basic Education School - Eseba/UFU during 2019, in which I accompanied a student diagnosed with down syndrome. The work exposes relevant aspects to think about how this service is provided in the context of the educational institution and discusses the use of a portfolio to record positive and negative practices in the evolution of these students. Finally, it presents the use of art as a tool for inclusion. From the discussions raised, it was possible to see the importance of discussing issues related to inclusive education today.pt_BR
dc.description.sponsorshipUNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEducação inclusiva: reflexões a partir de um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: reflections from an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elsieni-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee3Dória, Renato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil é previsto por lei, a inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no ensino regular, visando o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva e o direito ao convívio pleno com outras crianças de mesma idade. O presente estudo discorre sobre a inserção de estudantes que possuem necessidades educacionais especiais, abordando a educação inclusiva como direito de todos. Assim, este trabalho tem como objetivo levantar reflexões sobre os aspectos que permeiam o processo de ensino-aprendizagem de educandos com necessidades educacionais especiais, versando sobre as dificuldades e os desafios encontrados nesse processo. Para levantar reflexões sobre aspectos referentes à inclusão, partiu-se de um relato de uma experiência de estágio realizado no Projeto Incluir da Escola de Educação Básica – Eseba/UFU durante o ano de 2019, no qual acompanhei um aluno diagnosticado com síndrome de down. O trabalho expõe aspectos relevantes para pensar a forma como esse atendimento é feito no contexto da instituição de ensino e discute o uso de um portfólio para registro das práticas positivas e negativas na evolução desses alunos. Por fim, apresenta o uso da arte como ferramenta de inclusão. A partir das discussões levantadas, foi possível perceber a importância de se discutir ainda hoje questões referentes à educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoInclusivaReflexões.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons