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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAguiar, Jaqueline Batista-
dc.date.accessioned2021-11-03T18:32:04Z-
dc.date.available2021-11-03T18:32:04Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.citationAGUIAR, Jaqueline Batista. Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico em avaliações formativas e somativas na graduação em contabilidade. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33055-
dc.description.abstractThe aim of the study is to assess the impact of learning styles on the academic performance of undergraduate Accounting students in terms of formative and summative assessments. In order to identify the learning styles of these individuals, the questionnaire called Index of Learning Styles (ILS) by Felder and Soloman (1991) was used, which contains forty-four questions with two options each, resulting in a total of eleven questions for each dimension. Eighty-three students from the fifth and sixth period classes participated in this questionnaire, enrolled in the subjects of Advanced Accounting and Accounting Theory, from the Accounting Sciences course of a federal public institution in Minas Gerais. The identification of learning styles and their relationship with the students' characteristics contribute to a better knowledge of the subject, being able to direct the teaching strategies and practices in accordance with the identified profiles, in addition to enabling the agents involved, that is, institution, student and teacher, rethink their roles so that the goals of the entire teaching-learning process are achieved. The results point to evidence that learning styles impact academic performance in different assessment modalities, since the performance of students in summative and formative assessment modalities varies according to the learning style. However, the results should be treated with caution, as a confirmatory and/or cause-and-effect analysis was not performed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_BR
dc.subjectModalidades de avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEnsino de contabilidadept_BR
dc.titleEstilos de aprendizagem e rendimento acadêmico em avaliações formativas e somativas na graduação em contabilidadept_BR
dc.title.alternativeLearning styles and academic performance in formative and additional assessments in undergraduate accountingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Denise Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135pt_BR
dc.contributor.referee1Silva , Denise Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Denise Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do artigo é avaliar a influência dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico de discentes de graduação em Contabilidade no que se refere às avaliações formativas e somativas. Com o intuito de identificar os estilos de aprendizagem desses indivíduos, utilizou-se o questionário denominado Index of Learning Styles (ILS), de Felder e Soloman (1991), que contém 44 questões com 2 opções cada, resultando em um total de 11 questões para cada dimensão. Deste questionário participaram 85 discentes das turmas do quinto e sexto período, matriculados nas disciplinas de Contabilidade Avançada e Teoria da Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública federal mineira. A identificação dos estilos de aprendizagem e sua relação com características dos alunos contribuem para um melhor conhecimento sobre a temática, podendo direcionar as estratégias e práticas docentes em conformidade com os perfis identificados, além de possibilitar aos agentes envolvidos, isto é, instituição, aluno e professor, repensarem seus papéis para que os objetivos de todo processo de ensino-aprendizagem sejam alcançados. Os resultados apontam indícios de que os estilos de aprendizagem impactam o desempenho acadêmico nas diferentes modalidades de avaliação, uma vez que o desempenho dos discentes nas modalidades de avaliação somativa e formativa varia de acordo com o estilo de aprendizagem. No entanto, os resultados devem ser tratados com cautela, uma vez que não foi realizada uma análise confirmatória e/ou de causa e efeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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