Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33017
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Resende, Mayara Luana | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T00:49:47Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T00:49:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Mayara Luana. Percepção dos mediadores do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) sobre a importância da extensão na sua formação. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33017 | - |
dc.description.abstract | The University Extension is governed, among other principles, by the inseparability between teaching and research and by the articulation between the University and society, establishing a dialogic relation with the collective. The objective of this work was to evaluate the perception of mediators participating in an extension project of the Federal University of Uberlândia at the Cerrado Biodiversity Museum (MBC) regarding the importance of extension in their formation process and the contributions of their performance to their professional development, focusing on their understanding of science. For this, an online form was developed using Google Forms which contained 21 items, divided between the aspects of university formation and the vision of science, based on Athayde (1990). Respondents should select one alternative: agree, disagree, or indifferent. A specific section for general comments and suggestions was provided to capture their views beyond what was asked by the mediators. The form received eleven responses from scholarship holders and volunteers who worked between 2017 and 2021. The overall approval of the form's questions was 97.84%, disapproval 0.43%, and indifference 1.73%. These results, analyzed together with the spontaneous comments on the form, corroborate the importance that mediation in the MBC, as an extension project, had for the training of students and how this has contributed to their perception of the importance of education in non-formal spaces and its potential to integrate with society. Further studies are proposed to achieve more mediators and identify other impacts that extension provides on their construction as individuals and professionals. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Interações dialógicas | pt_BR |
dc.title | Percepção dos mediadores do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) sobre a importância da extensão na sua formação | pt_BR |
dc.title.alternative | Perception of Cerrado Biodiversity Museum (MBC) mediators on the importance of extension in their formation | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Liliane Martins de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1894131619185838 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Stefani, Vanessa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0478757570610494 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Stefani, Vanessa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0478757570610494 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Tiago Amaral | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Eulia Rejane | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2322357360419670 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3169931635751162 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Extensão universitária é regida, entre outros princípios, pela indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa e pela articulação entre Universidade e sociedade, instituindo uma relação dialógica com o coletivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos mediadores participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia no Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) quanto à importância da extensão no seu processo formativo e as contribuições de sua atuação para seu desenvolvimento profissional, com foco na sua compreensão de ciência. Para isso, foi desenvolvido um formulário online utilizando o Google Forms que continha 21 itens, divididos entre aspectos de formação acadêmica e visão de ciência, baseado em Athayde (1990). Os respondentes deveriam optar por uma alternativa: concordo, discordo ou indiferente. Foi disponibilizada uma seção específica para comentários e sugestões gerais, visando captar dos mediadores suas percepções para além do questionado. O formulário obteve onze respostas de mediadores bolsistas e voluntários que atuaram entre 2017 e 2021. A aprovação geral das questões do formulário foi de 97,84%, de desaprovação 0,43% e de indiferença 1,73%. Esses resultados, analisados em conjunto com os comentários espontâneos do formulário, corroboram a importância que a mediação no MBC, enquanto projeto de extensão, teve para a formação dos estudantes e o quanto contribuiu para sua percepção de importância da educação em espaços não formais e de seu potencial integrativo com a sociedade. Propõe-se que sejam feitos novos estudos visando alcançar mais mediadores e identificar demais impactos que a extensão propicia em sua construção como indivíduos e profissionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 102248690 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PercepçãoDosMediadores.pdf | TCC | 612.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.