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dc.creatorMartins, Vitor Hugo Siqueira-
dc.date.accessioned2021-10-26T21:03:16Z-
dc.date.available2021-10-26T21:03:16Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.citationMARTINS, Vitor Hugo Siqueira. Características do orçamento em uma empresa do ramo de autopeças. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32980-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectOrçamento empresarialpt_BR
dc.subjectControle gerencialpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectAutopeçaspt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectBusiness budgetpt_BR
dc.subjectManagement controlpt_BR
dc.subjectPerformance evaluationpt_BR
dc.subjectAuto partspt_BR
dc.titleCaracterísticas do orçamento em uma empresa do ramo de autopeçaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fehr, Lara Cristina Francisco de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7316310548510815pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco de Almeida Fehr, Lara Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7316310548510815pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco de Almeida Fehr, Lara Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7316310548510815pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar quais são as características do orçamento utilizado em uma empresa do segmento de autopeças. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramo de autopeças. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação participante. Os resultados encontrados revelaram que a empresa adota uma estrutura formal para o planejamento de curto e longo prazo, bem como um modelo de elaboração do orçamento, que se assemelha ao Orçamento Base Zero, pois foi construído a partir de um saldo zero, com justificativas para os valores incluídos e desprezando-se informações históricas, em uma estrutura intermediária entre top-down e bottom-up. Na construção do orçamento, a empresa foi dividida por pacotes (áreas), contemplando um para as receitas, outro para os investimentos (capex) e outros onze pacotes para custos e despesas. Os achados evidenciaram, ainda, um cuidado dos gestores na elaboração do orçamento, utilizando premissas e indicadores específicos para cada pacote, traduzindo uma expectativa mais próxima da realidade, pois o propósito (ênfase) do orçamento é a avaliação de desempenho. Com exceção do orçamento de vendas, que é acompanhado e controlado diariamente, a empresa acompanha os resultados do orçamento mensalmente e estuda ações corretivas para grandes desvios. Ademais, constatou-se que o orçamento é o guia da empresa e todos os incentivos estão vinculados ao atingimento da meta orçamentária. Conclui-se, portanto, que a principal característica do orçamento na empresa estudada é a sua utilização para avaliação de desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode102117294-
dc.description.embargo2021-09-20-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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