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dc.creatorMonteiro, Gustavo Mendes-
dc.date.accessioned2021-10-23T15:23:50Z-
dc.date.available2021-10-23T15:23:50Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Gustavo Mendes. A divulgação de hedge accounting e o desempenho das empresas brasileiras do setor materiais básicos. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32938-
dc.description.abstractHedge accounting operations are an important tool for large companies, they aim to protect companies against risks in the financial market. Given this, this paper seeks to discover whether there is a relationship between the use of hedge accounting and the economic characteristics of companies listed on Brazil, Bolsa, Balcão (B3), in the Basic Materials sector during the period from 2010 to 2020. For this to be accomplished, a survey of the data of these entities was taken from their annual statements and from the Economática platform in order to verify whether these companies disclose the use of hedge accounting and whether those that do are the largest in the sector. A logit regression model with stacked data was used to calculate the results and it was found that even with their average investments in similar assets and their short- and long-term debt at the same level, operational and management efficiencies distinguish them from each other. Furthermore, larger companies in relation to the size of their assets use more hedge, a fact that mitigates the instability of the financial results of the business, similarly, companies with larger debts in the short term have a higher level of hedge accounting disclosure. Long-term debt, however, had a significant inverse relationship with the dependent variable, demonstrating that the chance of companies with long-term debt using hedge accounting decreases with the increase in long-term debt.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/*
dc.subjectHedge Accountingpt_BR
dc.subjectMateriais Básicospt_BR
dc.subjectCaracterísticas Econômicaspt_BR
dc.subjectDivulgaçãopt_BR
dc.titleA divulgação de hedge accounting e o desempenho das empresas brasileiras do setor materiais básicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Sérgio Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037560978700106pt_BR
dc.contributor.referee1Anônimo, Anônimo-
dc.contributor.referee1LattesAnônimopt_BR
dc.contributor.referee2Anônimo, Anônimo-
dc.contributor.referee2LattesAnônimopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOperações de hedge accounting são uma ferramenta importante para as grandes empresas, elas têm como objetivo proteger as empresas contra os ocorridos no mercado financeiro. Visto isso, este trabalho busca descobrir se existe relação entre a divulgação de hedge accounting e as características econômicas das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no setor Materiais Básicos durante o período de 2010 a 2020. Para isso ser realizado foi feito um levantamento dos dados dessas entidades em seus demonstrativos anuais e na plataforma Economática a fim de verificar se essas empresas divulgam a utilização de hedge accounting e se as que o realizam são as maiores do setor. Um modelo de regressão logit com dados empilhados foi utilizado para apurar os resultados e foi descoberto que mesmo com seus investimentos médios em ativos semelhantes e suas dívidas de curto e longos prazos no mesmo patamar, a eficiência operacional e de gestão as distinguem entre si, além disso empresas maiores em relação ao tamanho de seus ativos utilizam mais hedge, fato que permite mitigar a instabilidade dos resultados financeiros do negócio, similarmente, empresas com maiores dívidas no curto prazo apresentam maior nível de divulgação de hedge accounting. As dívidas de longo prazo, entretanto, obtiveram uma relação significativa inversa com a variável dependente, demonstrando que a chance de empresas com dívidas de longo prazo utilizarem hedge accounting reduzem com o aumento das dívidas de longo prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode101954673-
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