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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32903
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Machado, Lincoln da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T14:37:22Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T14:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Lincoln da Costa. Aplicação de técnicas de Inteligência Artificial na formação de equipes de aprendizagem colaborativa baseada em perfil de estilos de aprendizagem e papéis de equipe. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.271. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32903 | - |
dc.description.abstract | The inherently social nature of human beings leads us to seek ways to interact with our fellow human beings. The emergence of virtual communication channels (such as social networks and instant messaging systems) and the popularization of the internet and mobile devices have incorporated this connectivity to practically all of us, especially children and teenagers, who were born in this environment. Today, being connected is a necessity, including in education. This need to be connected and get good results makes it important to identify factors that affect the joint performance of students and find efficient ways to organize study teams. This dissertation investigates whether collaborative study teams formed based on individual profiles that match students' learning styles and team roles perform better than casually formed study teams. Individual student profiles are identified from their responses to Felder's learning styles questionnaires and Belbin's team roles. A genetic algorithm uses these profiles to generate balanced teams according to optimization rules. To assess performance, teams perform collaborative activities and answer a final satisfaction questionnaire related to their perception of teammates and the activity. Compared to randomly formed teams, the teams generated by the AG based on the profile composed of learning styles and team roles have better academic performance and greater individual satisfaction. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Formação de grupos | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.subject | Papéis de equipe | pt_BR |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Group formation | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
dc.subject | Genetic Algorithms | pt_BR |
dc.subject | Team Roles | pt_BR |
dc.subject | Learning styles | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Team building | pt_BR |
dc.subject | Belbin | pt_BR |
dc.subject | Felder | pt_BR |
dc.title | Aplicação de técnicas de inteligência artificial na formação de equipes de aprendizagem colaborativa baseada em perfil de estilos de aprendizagem e papéis de equipe | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of artificial intelligence techniques in the formation of collaborative learning teams based on learning styles and team roles profile | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Márcia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8946715881289701 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dorça, Fabiano Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3944579737930998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Alex Sandro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7188784344595649 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7176345354062696 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A natureza inerentemente social do ser humano nos leva a buscar formas de interagir com nossos semelhantes. O surgimento de canais virtuais de comunicação (como as redes sociais e os sistemas de mensagens instantâneas) e a popularização da internet e dos dispositivos móveis, incorporou essa conectividade a praticamente todos nós, em especial a crianças e adolescentes, que já nasceram nesse ambiente. Hoje, estar conectado é uma necessidade, inclusive na educação. Essa necessidade de estar conectado e de obter bons resultados torna importante identificar fatores que afetam o desempenho conjunto dos estudantes e descobrir formas eficientes de organizar equipes de estudo. Esta dissertação investiga se equipes de estudo colaborativo formadas com base em perfis individuais que combinam estilos de aprendizagem e papéis de equipe dos estudantes apresentam desempenho melhor do que equipes de estudo formadas casualmente. São identificados os perfis individuais dos estudantes a partir de suas respostas aos questionários eletrônicos de estilos de aprendizagem de Felder e de papéis de equipe de Belbin. Um algoritmo genético usa esses perfis para gerar equipes balanceadas de acordo com regras de otimização. Para avaliar o desempenho, as equipes executam atividades colaborativas e respondem um questionário final de satisfação relacionado à sua percepção sobre os colegas de equipe e sobre a atividade. Comparadas a equipes formadas aleatoriamente, as equipes geradas pelo AG com base no perfil composto por estilos de aprendizagem e papéis de equipe apresentam melhor desempenho acadêmico e maior satisfação individual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 105 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.271 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 101803712 | - |
dc.crossref.doibatchid | a71e9400-5d7c-4fa7-9b9e-d11d8f6ee45b | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
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