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dc.creatorMachado, Lincoln da Costa-
dc.date.accessioned2021-10-20T14:37:22Z-
dc.date.available2021-10-20T14:37:22Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Lincoln da Costa. Aplicação de técnicas de Inteligência Artificial na formação de equipes de aprendizagem colaborativa baseada em perfil de estilos de aprendizagem e papéis de equipe. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.271.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32903-
dc.description.abstractThe inherently social nature of human beings leads us to seek ways to interact with our fellow human beings. The emergence of virtual communication channels (such as social networks and instant messaging systems) and the popularization of the internet and mobile devices have incorporated this connectivity to practically all of us, especially children and teenagers, who were born in this environment. Today, being connected is a necessity, including in education. This need to be connected and get good results makes it important to identify factors that affect the joint performance of students and find efficient ways to organize study teams. This dissertation investigates whether collaborative study teams formed based on individual profiles that match students' learning styles and team roles perform better than casually formed study teams. Individual student profiles are identified from their responses to Felder's learning styles questionnaires and Belbin's team roles. A genetic algorithm uses these profiles to generate balanced teams according to optimization rules. To assess performance, teams perform collaborative activities and answer a final satisfaction questionnaire related to their perception of teammates and the activity. Compared to randomly formed teams, the teams generated by the AG based on the profile composed of learning styles and team roles have better academic performance and greater individual satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectFormação de grupospt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectPapéis de equipept_BR
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectGroup formationpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectGenetic Algorithmspt_BR
dc.subjectTeam Rolespt_BR
dc.subjectLearning stylespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTeam buildingpt_BR
dc.subjectBelbinpt_BR
dc.subjectFelderpt_BR
dc.titleAplicação de técnicas de inteligência artificial na formação de equipes de aprendizagem colaborativa baseada em perfil de estilos de aprendizagem e papéis de equipept_BR
dc.title.alternativeApplication of artificial intelligence techniques in the formation of collaborative learning teams based on learning styles and team roles profilept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.contributor.referee1Dorça, Fabiano Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944579737930998pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Alex Sandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176345354062696pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA natureza inerentemente social do ser humano nos leva a buscar formas de interagir com nossos semelhantes. O surgimento de canais virtuais de comunicação (como as redes sociais e os sistemas de mensagens instantâneas) e a popularização da internet e dos dispositivos móveis, incorporou essa conectividade a praticamente todos nós, em especial a crianças e adolescentes, que já nasceram nesse ambiente. Hoje, estar conectado é uma necessidade, inclusive na educação. Essa necessidade de estar conectado e de obter bons resultados torna importante identificar fatores que afetam o desempenho conjunto dos estudantes e descobrir formas eficientes de organizar equipes de estudo. Esta dissertação investiga se equipes de estudo colaborativo formadas com base em perfis individuais que combinam estilos de aprendizagem e papéis de equipe dos estudantes apresentam desempenho melhor do que equipes de estudo formadas casualmente. São identificados os perfis individuais dos estudantes a partir de suas respostas aos questionários eletrônicos de estilos de aprendizagem de Felder e de papéis de equipe de Belbin. Um algoritmo genético usa esses perfis para gerar equipes balanceadas de acordo com regras de otimização. Para avaliar o desempenho, as equipes executam atividades colaborativas e respondem um questionário final de satisfação relacionado à sua percepção sobre os colegas de equipe e sobre a atividade. Comparadas a equipes formadas aleatoriamente, as equipes geradas pelo AG com base no perfil composto por estilos de aprendizagem e papéis de equipe apresentam melhor desempenho acadêmico e maior satisfação individual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.271pt_BR
dc.orcid.putcode101803712-
dc.crossref.doibatchida71e9400-5d7c-4fa7-9b9e-d11d8f6ee45b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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