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dc.creatorSilva, Eduardo Antonio da-
dc.date.accessioned2021-10-18T22:57:56Z-
dc.date.available2021-10-18T22:57:56Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Antonio da. "That's a 'nigger' on a horse!": Django Livre (2012) entre representatividade, racismo e estereótipos no cinema hollywoodiano. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32891-
dc.description.abstract“That’s a ***** on a horse!”. This is one of the first dialogue lines which a character from the city emits when he sees Django. And because of the excessive use of the n-word (used 303 times throughout the film), Quentin Tarantino debuted in theaters in 2012, causing frenzy in his second historical revenge film. This time Tennessee’s filmmaker decided to bring the “horrible past of America” (in his own words) to the screens through the optics of the Italian genre of bang-bang movies: the Italian-style western. Based on the bias which regards for a visual culture, we examine imagery traces about black people in their clothing which date back to the 19th century in order to track back clues in the images of a historical past which does not pass away. Therefore, we considered on how the black man was staged focusing on costumes starting from the film and returning to the Minstrels at the moment in which there was an attempt to insert him into society after such “horrible past” with the so-called Reconstruction era. Thus, it was possible to understand a contemporary society which insists on updating signs of a slavery past and perpetuating a structurally racist culture. Furthermore, it was sought to bring up critics from black voices to investigate the film’s impact on debates about racial issues.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectQuentin Tarantinopt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectDjango Livrept_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectWestern italianopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.title"That's a nigger on a horse!": Django Livre (2012) entre representatividade, racismo e estereótipos no cinema hollywoodianopt_BR
dc.title.alternative"That's a 'nigger' on a horse!": Django Unchained (2012) across representativeness, racism and stereotypes in Hollywood cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054 Endereçopt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197871446512972pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumo“That’s a n***** on a horse!”. Essa é uma das primeiras linhas de diálogo que um personagem da cidade emite ao ver Django. E pelo uso excessivo da n-word (utilizada 303 vezes no filme), Quentin Tarantino estreou nos cinemas, em 2012, causando alvoroço em seu segundo filme de vingança histórica. Dessa vez o cineasta de Tennessee decidiu trazer para as telas o “horrível passado da América” (palavras do mesmo) pelo filtro do gênero italiano de bang-bang: o western italiano. Partindo do viés que pensa uma cultura visual examinamos vestígios imagéticos sobre o os negros em suas vestimentas, que remontam ao século XIX, a fim de rastrear pistas nas imagens de um passado histórico que não passa. Para isso, refletimos sobre como o homem negro foi encenado, com foco no figurino, partindo do filme e voltando aos Menestréis, no momento em que houve a tentativa de inseri-lo na sociedade após o tal “horrível passado” com a chamada Reconstrução Radical. A partir disso foi possível compreender uma sociedade contemporânea a nós que insiste em atualizar signos de um passado escravista e perpetuar uma cultura estruturalmente racista. Buscou-se, ainda, trazer críticas de vozes negras para investigar o impacto do filme nos debates sobre as questões de raça.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration91pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.orcid.putcode101674492-
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