Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Carlos Eduardo Santos de-
dc.date.accessioned2021-09-24T19:26:10Z-
dc.date.available2021-09-24T19:26:10Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Eduardo Santos de. O processo de criação da peça teatral EDGAR: uma investigação sobre o jogo como indutor da criação de cenas com poucos participantes. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.128pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32787-
dc.description.abstractThe present dissertation consists of a sharing of the research to compose an own look on the use of the game in the theater. Through the process of creating the play “E D G A R”, we seek to understand the functions of the game and its applications to the scene, understanding how it can support, lead and induce scenic creation. In this creative process, I count on the collaboration of the HEX - Produções group, Brazilian artists who live in the city of Uberlândia, Minas Gerais. In this work, we try to limit the number of participants in each game, so we have one, two or three players composing each scene. Limiting the number of participants, allows investigating and reflecting on the use of the game as a catalyst resource for the creative process, pointing to a new way of using time, in addition to reflecting on individual issues of each actor. Also used are tales and poems by Edgar Allan Poe, translated and adapted by the group, which act as triggers for the process. After experimentation, the materials were compiled in a theatrical show based on the overlapping of the results. The show had its debut on November 2, 2019 under the name “E D G A R”, which was part of the schedule for the first Independent Circuit of the Uberlândia Theater (CITU).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectJogo teatralpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectCreation processpt_BR
dc.subjectTheatrical playpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleO processo de criação da peça teatral EDGAR: uma investigação sobre o jogo como indutor da criação de cenas com poucos participantespt_BR
dc.title.alternativeThe process of creating the play EDGAR: an investigation about the game as an inducer of the creation of scenes with few participantspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, José Eduardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.contributor.referee2Chiamulera, Márcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2820696854358000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3046808892020112pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste em um compartilhamento da pesquisa para compor um olhar próprio sobre a utilização do jogo no teatro. Por meio do processo de criação da peça teatral “E D G A R”, busca-se compreender as funções do jogo e suas aplicações à cena, entendendo como este pode apoiar, conduzir e induzir a criação cênica. Neste processo criativo, conto com a colaboração do grupo HEX - Produções, artistas brasileiros que residem na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Neste trabalho, experimenta-se delimitar o número de participantes em cada jogo. Assim, temos um, dois ou três jogadores compondo cada cena. Limitar o número de participantes permite investigar e refletir sobre a utilização do jogo como recurso catalisador do processo criativo, apontando para uma nova forma de utilização do tempo, além de refletir sobre questões individuais de cada ator. Utilizam-se também contos e poemas de autoria de Edgar Allan Poe, traduzidos e adaptados pelo grupo, que funcionam como disparadores do processo. Após as experimentações, os materiais foram compilados em um espetáculo teatral, concluído a partir da sobreposição dos resultados. O espetáculo teve sua estreia no dia dois de novembro de 2019 com o nome “E D G A R”, e fez parte da programação do primeiro Circuito Independente do Teatro de Uberlândia (CITU).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration154pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.128pt_BR
dc.orcid.putcode100513851-
dc.crossref.doibatchid3bfd9716-9d30-463f-a9ce-5519ea0c884c-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoJogos na artept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoCriaçãoPeça.pdfDissertação272.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.