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dc.creatorElias, Renata Bernardes-
dc.date.accessioned2021-09-06T18:52:12Z-
dc.date.available2021-09-06T18:52:12Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationELIAS, Renata Bernardes. Diagnóstico da qualificação dos servidores federais para o desenvolvimento de competências ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.500.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32707-
dc.description.abstractSustainability is a reality in the changes of contemporary society. In this context, universities and other public sectors assume a strategic role in offering excellent services and quality of life to users. One of the obstacles in this process is the lack of qualification and sensitization of civil servants about their social responsibility and mobilizing role in sustainable development. Competences to achieve SDG are gaps as a vector for Sustainable Development in Public Management. Thus, this paper aims to assess the level of qualification of UFU’s servants to achieve 2030 Agenda based on competences for sustainability proposed in the literature. The methodological qualitative and quantitative approach were used by a survey with the civil servants of the Federal University of Uberlândia. The quantitative approach based on statistical analysis and the qualitative study used codes, category analysis, and document analysis, generating an experience report. As a technological product, a diagnosis was prepared and from this it is possible to conclude that there is a need for qualification of civil servants to achieve 2030 Agenda, in terms of knowledge, skills and attitudes. Therefore, developing competences is a need despite recognizing the benefits of complying with the SDGs in the Institution. The paper has practical implications to integration of sustainability assumptions in Public Administration, in addition, it supports advances in the theory of competences applied to sustainable development, with specific application in the public sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCompetencespt_BR
dc.subjectODSpt_BR
dc.subjectODSpt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subject2030 Agendapt_BR
dc.titleDiagnóstico da qualificação dos servidores federais para o desenvolvimento de competências ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of the qualification of federal servers for the development of skills to comply with the sustainable development goalspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Penedo, Antonio Sergio Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6987375118761399pt_BR
dc.contributor.referee1Cezarino, Luciana Oranges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1145031222379895pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Bruno Garcia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867389616230661pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4705115975069955pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA sustentabilidade é uma realidade nas mudanças da sociedade contemporânea. Neste contexto, as universidades e outros órgãos públicos assumem um papel estratégico no oferecimento de serviços de excelência e qualidade de vida aos usuários. Um dos entraves desse processo se dá pela falta de qualificação e sensibilização dos servidores a respeito de sua responsabilidade social e papel mobilizador no desenvolvimento sustentável. As competências para o cumprimento dos ODS, são gaps como um vetor para o Desenvolvimento Sustentável na Gestão pública. Sendo assim, este trabalho objetiva avaliar o nível de qualificação dos servidores da UFU para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU com base nas competências para sustentabilidade propostas pela literatura. O método utilizado foi quantitativo e qualitativo realizado por meio de levantamento com os servidores da Universidade Federal de Uberlândia. Utilizou-se como método quantitativo o Survey e como método quantitativo quantificação de códigos e categorias e análise documental, gerando um relato de experiência. Como produto tecnológico foi elaborado um diagnóstico e a partir deste é possível concluir que há necessidade de qualificação dos servidores para o cumprimento da Agenda 2030, no que se refere a conhecimento, habilidades e atitudes. Competências que precisam ser trabalhadas, apesar de reconhecerem os benefícios do cumprimento dos ODS na Instituição. O trabalho tem implicações práticas para a integração dos pressupostos da sustentabilidade na Administração Pública, além de que apoia avanço na teoria de competências aplicada ao desenvolvimento sustentável, com aplicação especifica no setor público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.500pt_BR
dc.orcid.putcode99552736-
dc.crossref.doibatchid02c8900a-827d-4476-be07-258cba8c046c-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
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