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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32691Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Rayane Aparecida Castro | - |
| dc.date.accessioned | 2021-09-02T18:54:52Z | - |
| dc.date.available | 2021-09-02T18:54:52Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Rayane Aparecida Castro. Cinema, memória e identidade nacional: os campos de reeducação moçambicanos no filme Virgem Margarida (2012). 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32691 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | pt_BR |
| dc.subject | Campos de reeducação | pt_BR |
| dc.subject | Memória | pt_BR |
| dc.subject | Moçambique | pt_BR |
| dc.title | Cinema, memória e identidade nacional: os campos de reeducação moçambicanos no filme Virgem Margarida (2012) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Teles, Angela Aparecida | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4983467611419379 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Renata Melo Barbosa do | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6778262598408279 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Araújo, Carlos Eduardo Moreira de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4552711157837406 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/1358705714154254 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia analisa a memória sobre os campos de reeducação para prostitutas em Moçambique, surgidos após a Luta de Libertação Nacional (19641974), no filme Virgem Margarida (2012) do jornalista e cineasta brasileiro Licínio Azevedo. O filme, compreendido como objeto de estudo e fonte histórica, foi analisado a partir dos elementos estéticos que compõem sua linguagem como obra de ficção, dos temas que problematiza e das questões envolvendo sua produção, distribuição e exibição. Dessa maneira, essa obra cinematográfica possibilitou a leitura da reelaboração do passado recente de Moçambique na conjuntura histórica e política de sua produção, ou seja, as primeiras décadas do século XXI. Discutiu-se, portanto, como essa memória dialoga com a narrativa oficial e com a produção historiográfica sobre esse país e a centralidade do audiovisual, através da criação do Instituto Nacional de Cinema (INC) e do KuxaKanema, no projeto de construção da nação da Frente de Libertação Moçambicana (FRELIMO). Diante disto, constatou-se que o filme, ao dialogar com o passado recente de Moçambique, produziu sua própria versão desse passado como resposta às lutas políticas do tempo presente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CinemaMemóriaIdentidade.pdf | TCC | 955.1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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