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dc.creatorSilva, Rayane Aparecida Castro-
dc.date.accessioned2021-09-02T18:54:52Z-
dc.date.available2021-09-02T18:54:52Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, Rayane Aparecida Castro. Cinema, memória e identidade nacional: os campos de reeducação moçambicanos no filme Virgem Margarida (2012). 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32691-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCampos de reeducaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleCinema, memória e identidade nacional: os campos de reeducação moçambicanos no filme Virgem Margarida (2012)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teles, Angela Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983467611419379pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Renata Melo Barbosa do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6778262598408279pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Carlos Eduardo Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4552711157837406pt_BR
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/1358705714154254pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia analisa a memória sobre os campos de reeducação para prostitutas em Moçambique, surgidos após a Luta de Libertação Nacional (19641974), no filme Virgem Margarida (2012) do jornalista e cineasta brasileiro Licínio Azevedo. O filme, compreendido como objeto de estudo e fonte histórica, foi analisado a partir dos elementos estéticos que compõem sua linguagem como obra de ficção, dos temas que problematiza e das questões envolvendo sua produção, distribuição e exibição. Dessa maneira, essa obra cinematográfica possibilitou a leitura da reelaboração do passado recente de Moçambique na conjuntura histórica e política de sua produção, ou seja, as primeiras décadas do século XXI. Discutiu-se, portanto, como essa memória dialoga com a narrativa oficial e com a produção historiográfica sobre esse país e a centralidade do audiovisual, através da criação do Instituto Nacional de Cinema (INC) e do KuxaKanema, no projeto de construção da nação da Frente de Libertação Moçambicana (FRELIMO). Diante disto, constatou-se que o filme, ao dialogar com o passado recente de Moçambique, produziu sua própria versão desse passado como resposta às lutas políticas do tempo presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

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