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dc.creatorMarcelino, Paula Vicente-
dc.date.accessioned2021-08-27T17:55:27Z-
dc.date.available2021-08-27T17:55:27Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationMARCELINO, Paula Vicente. Entre quadros e enquadramentos: a estereotipização docente nas telas do cinema. 2021. 45 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.373.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32675-
dc.description.abstractThe society shape us in stereotype all the time. These stereotypes influence us to think and act unconscious most of the time, not letting this pattern clear, however, the stereotypes also challenge and break us up, staying out of this comportamental pattern we don’t fit most of the times. This article has as objective to highlight which are the stereotypes presents in the docent profession and how these stereotypes are represented on “Matilda” movie, that affected and influenced me a maternal stereotype and reflected directly in my professional life. On the subject, a bibliographic research was carried out in order to understand what were the literatures on the stereotypes of teachers present on movie screens. From the studies found, which enabled the expansion of knowledge about teacher stereotypes, a Film Analysis was performed. The film analysis was made according to the scenes that the teacher interacted with the students and especially with Matilda, enabling the conclusion that the most apparent stereotype in the film is the maternal stereotype, reinforced by social standards imposed on the teaching profession for women, who is seen as a caregiver, zealous, affectionate and empathetic, having the maternal side naturally touched, when in fact, this side is stimulated and shaped since childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnálise Fílmicapt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEntre quadros e enquadramentos: a estereotipização docente nas telas do cinemapt_BR
dc.title.alternativeBetween pictures and frameworks: the teaching stereotypization on cinema screenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee1Leite, Amanda Mauricio Pereira-
dc.contributor.referee2Santos, Sandro Prado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770213326158427pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA sociedade nos molda em estereótipos o tempo inteiro. Esses estereótipos nos influenciam a pensar e a agir, muitas vezes inconscientemente, sem que seja claro tais padrões, entretanto, os estereótipos também nos fazem desafiar e romper, fugindo desse padrão comportamental que muitas vezes não nos encaixamos. Este trabalho visa salientar quais são os estereótipos presentes na profissão docente e como esses estereótipos são representados no filme Matilda, filme que me afetou e me influenciou à um estereótipo maternal que refletiu diretamente em minha vida profissional. Diante do assunto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica afim de se compreender quais eram as literaturas sobre os estereótipos docentes presentes nas telas do cinema. A partir dos estudos encontrados, que possibilitou a ampliação do conhecimento sobre os estereótipos docentes, foi realizada uma Análise Fílmica. A análise fílmica foi feita de acordo com as cenas que a professora interagia com os alunos e principalmente com Matilda, possibilitando a conclusão de que o estereótipo mais aparente no filme é o estereótipo maternal, reforçado por padrões sociais impostos à profissão docente para a mulher, que é vista como cuidadora, zelosa, carinhosa e empática, possuindo o lado materno aflorado naturalmente, quando na verdade, tal lado é estimulado e moldado desde a infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.373pt_BR
dc.orcid.putcode99085281-
dc.crossref.doibatchid8fd497c9-f3ab-4c00-bcb2-c98890ccc62e-
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